Falta pouco para a “Saúde da Mama, uma Nova Caminhada”, o ponto alto da Campanha do Outubro Rosa da Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos (APPO). O evento acontece no próximo sábado (28), às 15h, na Catedral São Pedro de Alcântara.
Essa é a nona edição da campanha, que traz este ano como madrinha, Sabrina Noel Rossi, primeira dama do município, escolhida através de uma eleição feita entre a comissão organizadora da campanha, em conjunto com toda a diretoria, funcionários e vitoriosas. Uma novidade é a mascote do Outubro Rosa: a Lola, cadela da raça Golden Retriever que faz parte do projeto de cinoterapia realizado pela Guarda Civil de Petrópolis e que, todas as quartas-feiras, visita os pacientes hospedados na Casa de Apoio levando alegria e acolhimento, dando forças durante o tratamento.
Em 2017, a APPO recebeu do GRBC -Guerreiros da Vinte, a música oficial da campanha que este ano vem em ritmo de samba: “Sua Vida em Suas Mãos” foi composta por Nina Xavier e Lúcia Nem e traz a luta pela conscientização da detecção precoce do câncer de mama de uma forma alegre para os petropolitanos.
Outubro é o mês de conscientização para a detecção precoce do câncer de mama e informar as mulheres sobre a importância dos exames preventivos, além da realização do autocuidado e do autoconhecimento das mamas. Em todo o mundo, são realizadas campanhas e ações de promoção do tema.
Realizada desde 2009 em Petrópolis pela APPO, esse ano estão sendo realizadas diversas palestras em empresas, PSFs, CRAS, colégios e igrejas, dentre outros. Desde a abertura oficial da campanha, no dia 4 de outubro na Câmara Municipal, diversos pontos da cidade e monumentos históricos estão iluminados de rosa e diversas ações foram realizadas durante o mês.
A expectativa é superar o número de participantes que, em 2016, ultrapassou o número de 5.500 pessoas. Durante a concentração para a caminhada, serão distribuídas camisas da campanha que serão trocadas mediante a doação de alimentos não perecíveis. Cada pessoa que estiver na fila só poderá retirar apenas uma camisa, independentemente da quantidade de quilos de alimento doados.
O percurso da caminhada começa na Catedral, passando pela Rua da Imperatriz até chegar à Rua Imperador, seguindo até a Rua Dr. Nelson Sá Earp, passando pela Praça da Liberdade e finalizando o trajeto no Palácio Sérgio Fadel, sede da prefeitura na Avenida Koeler.
Mais informações sobre a Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos podem ser obtidas através do telefone (24) 2242-0956, do site www.appo.org.br, no e-mail appo@appo.org.br ou, pessoalmente, na sede da APPO, localizada nas dependências da Casa de Apoio na Rua Visconde da Penha, nº 72- Centro.