No sábado (11) acontece o dia D de Coleta de Preventivo nas Unidades de Saúde do Município. Atualmente há 13.406 mulheres com o exame em dia, 50% a mais com relação ao mesmo período do ano passado, mas a Secretaria de Saúde trabalha para aumentar ainda mais esses índices. De acordo com o último levantamento realizado pelo município, há 22.336 usuárias do Sistema de Único de Saúde e a meta é ampliar o acesso às ações preventivas de doenças e de promoção da saúde da mulher.
O Dia D teve que ser adiado devido à proibição nacional dos enfermeiros colherem o preventivo. A decisão foi suspensa pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), em Brasília, no dia 18 de outubro, e o município reorganizou a programação que ocorrerá nas Unidades Básicas de Saúde, Postos de Saúde da Família, Centro de Saúde, Hospital Alcides Carneiro e Ambulatório Escola de 8h30 às 16h.
O secretário de Saúde Silmar Fortes reitera que o município manteve as ações preventivas e de conscientização do Outubro Rosa junto às unidades e postos de Saúde, além de programação especial nas Academias da Saúde. Foram oferecidas palestras alertando sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e de útero, aulas de ginástica, dança, oficinas de artesanatos, rodas de conversa e grupos de apoio às mulheres já diagnosticadas com a doença.
“Com a chegada de novembro, nós vamos continuar promovendo as ações de apoio, conscientização, alerta e levando informação para todas as famílias da comunidade. Com o novembro Azul estamos traçando as estratégias de levar os homens paras as consultas preventivas junto à Atenção Básica em grande parte dos casos, o homem só procura atendimento médico em casos urgente. Essa é uma cultura que precisamos mudar”, afirma.
Algumas unidades já realizaram o Dia D de coleta de preventivo durante o mês de outubro, como exemplo os PSF de Águas Lindas, Alto Independência, Posse, Pedras Brancas e Bataillard.
“Estamos fazendo um levantamento dos postos que já fizeram o Dia D para que a gente possa verificar se houve uma boa adesão para repetirmos ou não. Nesta semana iremos divulgar a lista com a programação completa com as unidades que participarão do Dia D”, anuncia Fabíola Heck, superintendente de Atenção à Saúde.
Fabíola Heck reforça que o enfermeiro tem o papel fundamental na atenção primária que inclui não só a coleta de preventivos, mas a identificação de agravos e complicações na gravidez, alterações no período pré-natal, acompanhamento das infecções sexualmente transmissíveis (casos de sífilis, HIV/AIDS, entre outras), de tuberculose, dentre outros agravos de grande importância para a saúde pública do município.
“O enfermeiro que é capacitado e especializado em fazer o preventivo assim como prescrever alguns exames e realizar consultas dentro da Estratégia de Saúde da Família. A Secretaria de Saúde vem promovendo formação continuada a esses profissionais constantemente a fim de promover a atualização e a formação técnica desses profissionais”, explica.
Foto: Marcello Santos