Nesta sexta-feira (10) é inaugurada a exposição Profissão Artista nas galerias Van Dijk e Espaço Alternativo do Centro de Cultura Raul de Leoni. A abertura será um coquetel a partir das 19 horas, aberto ao grande público. As galerias recebem trabalhos de Cal Guimarães, Claudio Copello, Cristina Lima, Daniela Vitta, Denise Campinho, Fernanda Lago, Gardenia Lago, Graça Pimentel, Jarbas Paullous, Josana Valle, Rodrigo CB, Paulo Mendes Faria, PedroVizzini, Rosa Paranhos e Sonia Xavier.
A curadoria é de Nelson Ricardo e a produção de Diana Iliescu, da Ginja Filmes & Produções. Nelson é também o curador da Exposição Arte que sobe e desce a Serra II, que será inaugurada no mesmo dia, na Galeria Djanira, também no Centro de Cultura.
Profissão Artista é uma exposição que agrega diferentes estilos e técnicas como pintura, colagem, grafite, tecidos, carimbos, objetos e instalações, e trata de auto-retratos, transcendências da forma, memórias de infância, arte ótica, composições e representações de calçadas de Petrópolis, refletindo a pluralidade do mundo e da profissão de ser artista.
No sábado, dia 25 de novembro, às 15 horas, o curador recebe para uma mesa-redonda as convidadas Mirela Luz (Mestre em Linguagens Visuais pela UFRJ) e Isabel Carvalho (Mestre em Estudos Contemporâneos das Artes pela UFF). O encontro será na própria Galeria Van Dijk, aberto ao público com entrada livre e gratuita, assim como a visitação.
A mostra pode ser visitada até o dia 22 de dezembro, de segunda a sábado, das 10h às 17h.
“Arte que sobe e desce a Serra II” também entra em cartaz nesta sexta
Artistas que se relacionam com a cidade e que estudaram na Escola de Belas Artes da UFRJ estarão na exposição “Arte que sobe e desce a Serra II”. Serão obras de sete artistas, além de palestra inaugural, oficina de videomapping e exibições semanais de videoarte. A exposição permitirá ao público conhecer um pouco da produção de arte contemporânea através do trabalho de artistas de expressão nacional e internacional e inclui visitas guiadas. Os artistas Carolina Ponte, Martha Werneck, Natalia Kochem, Pedro Varela, Pedro Vizzini, Raquel Vargas e Thiago Rocha Pitta, apresentam suas obras na Galeria Djanira, no Centro de Cultura.
Esta não é a primeira vez que a iniciativa acontece. Em 2005, um grupo de alunos da Escola de Belas Artes da UFRJ organizou uma exposição com o mesmo nome no intuito de, além de dar o pontapé inicial de suas carreiras, colaborar com a circulação, o acesso e o conhecimento de alunos do interior do estado à Escola de Belas Artes. Hoje, mais de uma década depois, a exposição “Arte que sobe e desce a Serra II” faz um apanhado de várias gerações que passaram tanto pela EBA-UFRJ quanto por Petrópolis, proporcionando um encontro inédito entre artistas das mais variadas expressões com o público. No ano em que a Escola de Belas Artes da UFRJ completa 201 anos de história e resistência no ensino da arte no Brasil, o projeto pretende colaborar no fortalecimento da ligação entre os artistas, a universidade e a cidade, de forma a manter uma relação recíproca de reconhecimento e apoio à cultura.
No sábado (11), o professor Doutor Pedro Meyer, artista plástico e professor da EBA-UFRJ, apresentará uma palestra especial relacionando sua própria produção artística, a formação pública universitária, a Escola de Belas Artes do Rio de Janeiro e as dinâmicas entre centros culturais e periferias. Também integrando as atividades, o Cinearte Vídeo Clube terá exibições semanais com filmes experimentais, videoarte e filmes da seleção da Ocupação Audiovisual do Cinema360°, coordenador do evento.
Ainda dentro da programação, no dia 29 de novembro será oferecida uma oficina de Videomapping com Marcus Freitas, ganhador do Prêmio Maestro Guerra Peixe de Cultura 2015 na categoria Audiovisual com o projeto “Petrópolis de todos os tempos”. A oficina abordará um panorama geral do que é videomapping, incluindo técnicas, softwares e hardwares, noções de ótica e de projeção.
A mostra pode ser visitada até o dia 4 de dezembro, de segunda a sábado, das 10h às 17h.