Ambiente

Ecoponto em Itaipava é inaugurado e já recebe materiais recicláveis em troca de descontos na conta de luz

O segundo ecoponto da cidade, que fica no Parque Municipal de Itaipava, foi inaugurado e já está recebendo materiais recicláveis em troca de descontos na conta de luz. Além deste, Petrópolis conta também com o ecoponto da Mosela.

O ecoponto foi instalado pela Enel em um contêiner de 2,5 m de largura por oito metros de comprimento. A concessionária também trouxe todo maquinário necessário para o programa, como computador e balança. A Comdep vai fornecer funcionários para o cálculo dos descontos.

“A empresa exerce a função de sustentabilidade e estimula a reciclagem. Também tem o cunho social ao ajudar o cliente a pagar a conta de luz. É uma parceria boa em todos os aspectos. A gente já reciclou 56 toneladas de lixo esse ano. Dessa forma, estamos semeando e mudando a cultura para que as pessoas passem a usar o lixo como aliado”, falou o executivo de governo da Enel Distribuição Rio, José Américo.

O ecoponto funciona de 8h às 17h. Podem ser levados materiais inorgânicos (papel, plástico, vidro e metal) e ainda óleo de cozinha. Esses materiais devem estar em bom estado de conservação, porque caso contrário, estes não podem ser reciclados.

Para participar, basta levar uma conta de luz na primeira vez que levar os materiais recicláveis. Com a conta é possível saber o número do cliente, única informação necessária para o cadastro. A partir disso, o cliente ganha um cartão, que deve levar a cada entrega resíduos reaproveitáveis. O cálculo do desconto é feito na hora da entrega e vai aparecer na fatura seguinte.

Escola de Santa Mônica apresenta trabalhos de reciclagem

A Escola Municipal Darcy Corrêa da Veiga, que fica em Santa Mônica, aproveitou a inauguração do ecoponto para apresentar alguns trabalhos de reciclagem aos estudantes. Os alunos fizeram exposição de papel reciclado e brinquedos montados a partir de outros materiais.

“A gente já realiza um trabalho com o tema da preservação ambiental na escola, mostramos para os alunos a importância da preservação em prol da vida. Esses trabalhos que trouxemos para cá ficam expostos no colégio. Isso é feito o ano todo”, contou a diretora da Escola, Adesina Mantovani.

Por lá, os próprios alunos mantêm uma horta, que hoje tem milho e abóbora. Essa horta também conta com materiais reciclados. Toda a proteção da horta é feita com garrafas pet que são reaproveitadas. Um desses alunos é a menina Roberta Alves da Silva, de 11 anos, do 5º ano. Ela adorou saber que agora é possível fazer a reciclagem perto de casa.

“Acho super ótimo o conhecimento artístico sobre o lixo reciclável e a preservação do meio ambiente. A gente já faz a reciclagem na escola e agora vou poder contar para todo mundo que eles também podem fazer isso aqui”, disse a jovem estudante.

Quem também gostou de saber sobre o ecoponto foi a aposentada Zirlei Nascimento. Ela não conhecia o projeto já realizado na Mosela, mas acredita que o ecoponto em Itaipava terá sucesso.

“É muito bom, é uma iniciativa fantástica. Acho maravilhoso e acredito que a gente tem que incentivar bastante a população a trazer os materiais reaproveitáveis para cá”, colocou.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização (contato@aconteceempetropolis.com.br).