Nesta sexta-feira (24) acontece a Black Friday, na qual estabelecimentos do mundo inteiro oferecem grandes descontos. Para quem quiser aproveitar a ocasião, o Museu de Cera vai dar 50% de desconto na visitação. Moradores de Petrópolis vão pagar R$ 10,00 levando comprovante de residência.
Já no Cinemaxx Mercado Estação e no Top Cine Hipershopping ABC, os filmes em 2D vão custar apenas R$ 4,00 e os em 3D, R$ 8,00. “A Liga da Justiça” é um dos filmes em cartaz. O restante da programação você pode ver aqui.
Além de muitas lojas no Centro da cidade que também participam da Black Friday, as lojas do Hipershopping também prepararam promoções. O estabelecimento terá 12 horas de descontos a partir de 10h. O Hipershopping ABC fica na Rua Teresa, 1515, Alto da Serra.
Procon Petrópolis terá estrutura especial para atender consumidor durante a Black Friday
Nesta sexta-feira (24.11) em que serão oferecidos descontos em todo o mundo, o Procon Petrópolis estará com uma estrutura itinerante no Calçadão do Cenip entre 13h e 17h. A intenção é que os consumidores possam tirar dúvidas e realizar denúncias sobre fraudes próximo ao comércio.
Algo muito comum nesta época é o aumento no preço de produtos na semana que antecede a Black Friday, para que, quando chegar a data, os preços praticados sejam os mesmos de antes.
Confira algumas dicas na hora das compras:
1- Evite as tentações da compra por impulso: Tenha sempre em mente que você deve pesquisar o produto que você quer. Compare preços.
2- É sempre bom verificar se a loja é de confiança: Confira, principalmente em compras pela internet, se a empresa oferece o CNPJ, o endereço físico e os meios de contato. Pesquise a reputação da empresa antes da compra.
3- Nas compras pela internet ou por telefone, o consumidor tem um prazo de sete dias para se arrepender, cancelar a compra e receber o seu dinheiro de volta: Não precisa de motivo para não querer mais o produto. É um direito do consumidor, neste prazo, devolver o produto e ter o seu dinheiro de volta. Mas, lembre-se: esse prazo vale apenas para compras feitas fora de lojas físicas.
4- Em caso de erro por parte do fornecedor ou defeito do produto, o consumidor tem várias opções de ressarcimento: Depois da compra, caso haja algum erro na entrega, o produto venha com defeito ou esteja esgotado, o consumidor tem o direito de escolher entre o cumprimento da oferta, a troca por um produto equivalente ou a devolução do dinheiro.
5- Acompanhe os preços dos produtos que deseja antes da Black Friday: Um auxílio para essa tarefa são os sites de comparação de preços, especialmente aqueles que oferecem um histórico do valor do produto. Guarda a pesquisa.
6- O preço promocional não anula os direitos do consumidor: os direitos relativos a troca do produto com defeito, por exemplo, permanece mesmo que ele esteja em promoção.
7- As informações sobre preço, prazo e entrega devem estar destaque: o consumidor tem de ter acesso a estas informações sem que seja necessário chamar um vendedor ou atendente da loja para obtê-las.
8- O consumidor deve reclamar em caso de mudança na oferta ou qualquer dificuldade no ato da compra: se o site estiver instável ou se o preço variar durante a compra, salve as informações e faça uma reclamação à empresa. A oferta deve ser cumprida de acordo com a divulgação.
9- O consumidor pode escolher em que parte do dia vai receber em casa o produto comprado: No estado do Rio, a lei garante ao consumidor o direito de escolher o turno (manhã, tarde ou noite) de entrega do produto.
10- Salve ou imprima tudo que for relacionado à compra: O consumidor deve sempre guardar a oferta, o pedido, o comprovante de pagamento, o contrato e os anúncios publicitários relacionados ao produto que você adquiriu.
11- Procure pelo selo “Black Friday Legal”, criado em 2013 com o objetivo de criar um ambiente de confiança no comércio eletrônico durante o período, sempre muito movimentado. O carimbo de confiabilidade é oferecido pela Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico e assegura a veracidade das ofertas.