Mesmo sem nunca ter tido casos comprovados ou sob investigação da febre amarela em humanos, o município segue as recomendações preventivas do Ministério da Saúde e continua disponibilizando as vacinas em 15 unidades de Saúde com rotina de vacinação diariamente.
Seguindo a recomendação da Secretaria de Estado de Saúde (SES), a prefeitura recomenda que as pessoas que forem passar as férias em Nova Iguaçu ou nos municípios de Tanguá e Miguel Pereira, localidades onde foram registrados casos de macacos com resultado positivo para a febre amarela, que se vacinem com antecedência à viagem. A vacina leva 10 dias para fazer efeito, então é necessário o uso de repelentes até que haja a proteção durante o período.
A Vigilância Ambiental destaca que os macacos não transmitem o vírus da febre amarela para humanos e são importantes sentinelas – alertando as autoridades para a presença do vírus da febre amarela em uma determinada região. Dos 47 macacos recolhidos em 2017 pela Vigilância Ambiental apenas em um foi confirmado com febre amarela que ocorreu no bairro Bataillard, onde foi realizado fumacê pela Secretaria de Saúde do Estado em maio.
A Coordenação de Vigilância Ambiental continua recebendo as ligações dos moradores do município que solicitarem o resgate de macacos mortos ou feridos. A orientação para a população é para que caso encontre algum animal morto acione o órgão municipal, que fará a retirada. Para tanto, basta acionar o telefone: 2291-1797. O atendimento é de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h,
“Registramos casos de pessoas que envenenaram os animais por medo de se contaminar com febre amarela. A população não corre risco de pegar febre amarela por meio desses animais, a doença é transmitida por mosquitos que se encontram apenas em áreas de mata fechada. De todas as amostras enviadas ao laboratório no Rio de Janeiro, apenas uma se confirmou, reforçando que o vírus não circulou pela nossa cidade. Mas caso a população encontre algum macaco doente ou morto, eles precisam seguir para centros de reabilitação e também para laboratórios de referência para serem examinados, para isso é preciso que a população ligue e solicite a retirada dos animais com segurança”, orienta a coordenadora da Vigilância Ambiental, Maria Beatriz Pellegrini.
Petrópolis seguirá o protocolo de imunização do Ministério da Saúde preconizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) que indica a dose única da vacina contra a febre amarela para as áreas com recomendação de vacinação em todo o país.
“Seguimos o protocolo com a aplicação da dose única. Sendo assim, as pessoas que tomaram a vacina no passado já estão imunizadas. Devem se vacinar crianças a partir de nove meses a adultos com até 59 anos. A imunização é contraindicada para gestantes, pessoas com o sistema imunológico debilitado e pessoas alérgicas à gema de ovo. Os idosos devem ser vacinados apenas com a liberação de um médico”, frisa o secretário de Saúde, Silmar Fortes.
Lista dos postos de Saúde e demais locais de vacinação:
*Atendimento de 9h às 17h – Com intervalo de 1 hora de almoço
- Instituto da Mulher (antigo Centro de Saúde) – Rua Santos Dumont, S/Nº
- PSF Alto da Serra – Rua Teresa, 2.024 (Praça Miguel Couto)
- PSF São Sebastião – Rua São Sebastião nº 625
- UBS Alto Independência – Rua Ângelo João Brand s/n
- UBS Quitandinha – Rua General Rondon nº 400
- UBS Retiro – Av. Barão do Rio Branco s/n
- Ambulatório Escola – Rua Bernardo Proença nº 32
- UBS Itamarati – Rua Hívio Naliato nº 169
- Hospital Alcides Carneiro – Rua Vigário Corrêa, 1.345
- UBS Morin – Rua Pedro Ivo, nº 81 – Morin
- UBS Itaipava – Estrada Philúvio Cerqueira Rodrigues s/n
- UBS Pedro do Rio – Estrada União e Indústria s/n
- PSF Posse – Estrada União de Indústria nº 33.530
- Coordenação Epidemiologia – Hospital Municipal Nelson de Sá Earp – Rua Paulino Afonso, 455.
- UBS Mosela – Rua Mosela nº 744