Cidade

Projeto de lei quer regulamentar o uso do aplicativo Uber em Petrópolis

Nesta quarta-feira (17), taxistas de Petrópolis se mobilizam em frente à Câmara de Vereadores, em apoio ao projeto de lei, de autoria do vereador Dudu, que pretende regulamentar o uso do aplicativo Uber na cidade.

Sobre a atuação do Uber em Petrópolis, o vereador Dudu esclarece que encaminhou ao prefeito Bernardo Rossi um oficio pedindo a regulamentação do serviço.  Dudu frisa que não é contra o Uber, porém, acha imprescindível a necessidade de cumprimento de normas que garantam a segurança dos passageiros. “Não sou contra o Uber. Sou contra a concorrência desleal. É preciso que estes motoristas apresentem sua documentação, atestado de antecedentes criminais, curso de direção defensiva, entre outros. A intenção é coibir a atuação de veículos piratas”, explica.

Sem a regulamentação, diz Dudu, pode-se abrir portas para facilitar a aplicação de golpes e prática de crimes. “Uber não regularizado é táxi pirata. Minha posição é combater o táxi pirata em Petrópolis. Não estamos perseguindo ninguém. A Cptrans, a guarda e a polícia precisam fiscalizar”, completa.

A Uber começou a operar em Petrópolis na última sexta-feira (12), já tendo registrado um grande número de chamadas, de acordo com motoristas do aplicativo.

Segundo os taxistas, o funcionamento do Uber sem a aprovação de uma regulamentação deve ser tratada como uma atividade irregular,  como já acontece em Nova Friburgo, onde uma lei similar foi aprovada.

“A categoria não é contra o aplicativo, apenas estamos tentando a suspensão até que haja uma legislação a respeito. A situação em relação aos táxis é predatória. Os encargos continuam sendo pagos por nós, enquanto a Uber só irá usufruir e levar a grana para fora da cidade. Nossa tarifa é engessada, pois quem a define é o próprio município e não podemos alterá-la. O outro serviço não contribui com nenhum centavo para os cofres públicos. Isso que está errado. Assim fica fácil praticar aquelas tarifas, já que eles não tem encargos”, opina um taxista.

Antes da chegada da Uber, a Cidade Imperial já contava com o aplicativo Táxi Net Petrópolis que garante 30% de desconto nas corridas para quem chamar um táxi pelo app.

*Matéria atualizada às 18h11

Foto: imagem ilustrativa

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização (contato@aconteceempetropolis.com.br).