Cidade

Conferência Municipal de Trânsito e Transportes acontece neste fim de semana

Nesta semana tem início a Conferência Municipal de Trânsito e Transportes (CMTT), na Casa de Educação Visconde de Mauá. Com a proposta de uma feira sobre mobilidade, a edição deste ano contará com estandes de empresas e instituições ligadas ao trânsito e transportes, realizando demonstrações de serviços e explicações sobre o modo de operação em cada área.

Na sexta-feira (2), a partir das 19h, será apresentado o relatório estatístico de acidentes que ocorreram em Petrópolis ao longo de 2016. No sábado (3), das 9h às 16h,  haverá a a Feira de Mobilidade, com atividades voltadas à vários públicos e a votação nos 11 representantes da sociedade civil para o Conselho Municipal de Trânsito e Transportes. O nome dos 51 candidatos estão disponíveis no site da companhia no link www.petropolis.rj.gov.br/cpt.

Pela primeira vez, o evento contará com uma atração exclusiva voltada às crianças de 5 a 9 anos. Trata-se de uma minicidade desenvolvida para simular situações que acontecem no trânsito, na qual os pequenos serão os protagonistas no papel de motoristas, pedestres e até como equipamento de sinalização. A ação ocorre no segundo dia de Conferência (03.02), em um espaço dedicado na Casa Visconde de Mauá.

No espaço dedicado aos pequenos serão realizadas simulações que acontecem no trânsito. Cada atividade, tem previsão de durar entre 15 e 20 minutos e é preciso que pelo menos 10 crianças participem das simulações. Em cada cenário, os pequenos poderão interagir, tirar dúvidas e, principalmente, receber preparo adequado para que tornem motoristas prudentes e informados no futuro.

Também no segundo dia da CMTT será definida a Comissão de Avaliação e Ética dos taxistas. Serão escolhidos, pelos próprios taxistas e auxiliares, cinco nomes para a composição do grupo que vai representar os trabalhadores junto à CPTrans – o órgão de fiscalização. Eles serão convocados sempre que houver alterações relacionadas às concessões ou decisões relativas aos profissionais de transporte individual de passageiros.

A votação irá ocorrer a partir das 9h15 e seguirá até às 13h15. O nome dos candidatos está disponível para consulta na sede da CPTrans, que fica no número 115 da Rua Alberto Torres, no Centro. A previsão é que os nomes dos escolhidos para a comissão sejam anunciados ainda no sábado, uma vez que a apuração irá ocorrer imediatamente ao fim da votação.

De acordo com o Decreto 648 de 2003, que dispõe sobre o serviço de táxi em Petrópolis, a representação dos permissionários terá a duração de um ano, podendo ser renovado por mais um. O decreto dispõe que a Comissão de Avaliação e Ética seja escolhida pela direção técnica e operacional e pela chefia da seção de táxis e transporte escolar da CPTrans. Apesar disso, a atual administração entende que a comissão só terá representatividade se for feita de forma democrática e transparente.

 

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização (contato@aconteceempetropolis.com.br).