Cidade

Comac dá dicas de prevenção ao desaparecimento de crianças

Desde 2011, a Comac de Petrópolis é parceria da Fundação para a Infância e Adolescência (FIA) no programa SOS Crianças Desaparecidas, atuando nos casos de desaparecimento de crianças e adolescentes de Petrópolis e da Região Serrana. São recorrentes os casos de crianças que se soltam das mãos dos responsáveis e ficam desaparecidas em grandes eventos. Em muitos casos, com a identificação através da pulseirinha, é possível localizar e devolvê-las aos seus responsáveis.

Este é o apelo que a Comac de Petrópolis faz aos foliões que irão curtir o carnaval na cidade, participando dos blocos de embalo ou em outros municípios, como na Região dos Lagos, onde a aglomeração de pessoas é maior e a probabilidade de desaparecimento de crianças é grande. Este ano, a campanha ganhou dois importantes parceiros: a Polícia Militar, através do 26º BPM e os empresários das Ruas Dezesseis de Março e Alencar Lima. A Comac está disponibilizando à PM e ao 16 Folia pulseirinhas de identificação e folhetos informativos sobre a prevenção ao desaparecimento de crianças e adolescentes para que os organizadores dos blocos de embalos possam identificar os pequenos.

O Carnaval da 16 Folia, que conta com uma programação organizada pelos empresários das Ruas Dezesseis de Março e Alencar Lima, receberá este material para que possa ser disponibilizado aos foliões. O ponto de retirada das pulseirinhas será a loja do Bob’s. “Nós, empresários da 16, abraçamos esta iniciativa da COMAC, pois entendemos que a prevenção é a melhor estratégia para evitar uma dolorosa perda”, disse Célia D’Azevedo, uma das empresárias organizadoras do 16 Folia.

Já a Polícia Militar realizará atividades preventivas ao desaparecimento de crianças e adolescentes, com a disponibilização das pulseirinhas na Posse, Pedro do Rio, Itaipava, Corrêas e Centro. Os Blocos de Embalo podem retirar as pulseiras no trailer da Polícia Militar localizado na Praça Dom Pedro. “Carnaval é um momento de festa, por isso é muito importante que os pais e responsáveis redobrem a atenção sobre suas crianças, pois pode acontecer da criança se afastar. Nós da Polícia Militar estaremos sempre colaborando para que isso não ocorra”, disse o Coronel Oderlei Santos Alves de Souza, comandante do 26º Batalhão da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro.

“A identificação de crianças em grandes eventos é fundamental para a localização imediata das famílias, caso o menor se perca durante a folia. Basta pegar a pulseira, escrever o nome da criança e o telefone do responsável”, disse Fernanda Ferreira, presidente da Comac. A instituição indica ainda que, aqueles que não tiverem a oportunidade de pegar a pulseirinha, podem escrever os dados num tecido e prender na fantasia ou na roupa da criança. O importante é não deixar a criança sem identificação, o que facilita em casos de desaparecimentos temporários.

Em caso de desaparecimento de crianças ou adolescentes, o responsável deve procurar a Delegacia de Polícia mais próxima e fazer o Registro de Ocorrência imediatamente, o que é assegurado pela Lei Federal 11.259/2005. Também deve cadastrar fotos e outros dados sobre acriança no site do programa SOS Crianças Desaparecidas e também pelo WhatsApp da Comac de Petrópolis (24) 98835-7470, que estará de plantão durante o Carnaval, para auxiliar as famílias nestes casos.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização (contato@aconteceempetropolis.com.br).