Educação

Comac está com inscrições abertas para curso de costura

A partir desta semana, a Comac de Petrópolis estará com inscrições abertas para o curso de costura, através do projeto “Comac Costurando com Amor – by Fátima Bastos”. São 30 vagas destinadas às mulheres que vivem em situação de vulnerabilidade social, com prioridade de atendimento àquelas encaminhadas pelo Centro de Referência em Atendimento à Mulher (CRAM), do Gabinete da Cidadania, que atende e acolhe mulheres vítimas de violência doméstica e familiar.

As aulas acontecem uma vez por semana, com início previsto para o dia 30 de março, e terá duração de oito meses, com o total de 130 horas. Ao longo do curso, as alunas aprenderão sobre a Linguagem da Moda; ABC da História da Moda; Tecidos; Etiquetas; Como Reconhecer o Avesso e o Direito do Tecido, Corte e Costura. Serão desenvolvidas aulas teóricas e, após o conhecimento, iniciarão as aulas práticas na mesa de corte e nas máquinas de overloque, reta e colarete. O planejamento prevê uma visita guiada ao parque industrial da Werner Tecidos, para que as alunas possam conhecer todo o processo de  fabricação do tecido.

Todas passarão pelo atendimento técnico com a psicóloga e com o assistente social, para que possam ser identificadas aquelas que vivem em maior situação de vulnerabilidade social e que queiram, realmente, ter o corte e costura com profissão ou como fonte de renda. “O nosso curso ensina para a vida e para que esta mulher possa, muitas vezes, sair do ciclo vicioso de violência doméstica, pela violência financeira. Queremos conhecer o ‘eu’ de cada uma e fazer a diferença na vida de todas. Tenho muito orgulho em ser voluntária num projeto tão especial e importante para Petrópolis”, disse Fátima Bastos, coordenadora do projeto.

O projeto, que atua nas diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos, através da Lei Federal número 12.305/2010 e suas alterações, tem parceria com a Werner Tecidos, que destina parte de seus resíduos para utilização no projeto e com o Instituto da Criança, que disponibiliza tecidos e aviamentos de empresas parceiras e destina à COMAC. “Recebemos agora em janeiro mais de uma tonelada de resíduos da Werner, que serão os enchimentos das almofadas de capitonê a serem confeccionadas pelas alunas no decorrer das aulas e outros produtos que as próprias alunas criarem. É responsabilidade socioambiental voltada a um público (mulheres) que precisa se enxergar como protagonista das suas próprias histórias. Já o Instituto da Criança tem uma importante e fundamental participação neste projeto, pois conta com parceiros que doam aviamentos de ponta para utilização no decorrer do projeto”, disse Fernanda Ferreira, presidente da Comac.

As inscrições ocorrem até o dia 28 de fevereiro, das 9h às 16h, na nova sede da Comac, situada na Rua Dr. Sá Earp, 88 – Parte A – Morin – ao lado do Consórcio Águas do Imperador (entrada pelo portão com rampa). Podem se inscrever mulheres com idade a partir de 30 anos, sem exigência de escolaridade mínima, devendo somente ser alfabetizada. As interessadas devem levar – originais e cópias: foto 3 x 4, documento de identidade e comprovante de residência. As vagas são limitadas, por isso, é importante que a inscrição seja feita o quanto antes.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização (contato@aconteceempetropolis.com.br).