Educação

Universidades promovem eventos sobre intercâmbio em parceria com o Consulado do Canadá

Expandir os horizontes, buscar qualificações, ver a profissão por outras perspectivas e aprofundar-se em outro idioma. Esses são alguns dos motivos que nos levam a pensar em participar de um intercâmbio estudantil, uma prática que vem crescendo a cada ano no país. Segundo um estudo realizado pela Belta (Bralizian Educational and Language Travel Association), no ano passado, a procura por intercâmbio partindo do Brasil aumentou de 85.000 estudantes em 2007 para 246.000 em 2016.

Por isso, a Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) promoveu o evento “Estude no Canadá”, em parceria com o consulado canadense. Na ocasião, foram apresentadas as possibilidades de bolsas de estudos para graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado, apoio à pesquisa, estágios e empregos no país. Além dos cursos de idiomas, programas de férias e diversos apoios ao aluno estrangeiro.

“O Canadá tem sido muito procurado pelos alunos brasileiros nos últimos anos. No ano passado, tivemos mais de 17 mil estudantes do Brasil que foram para o país para diversos tipos de cursos. Nós achamos que essa possibilidade de estudar no Canadá pode providenciar uma oportunidade aos estudantes de se destacarem, tanto no mercado de trabalho quanto na experiência acadêmica. Do lado do nosso governo, nós temos a bolsa ELAP (Emerging Leaders in the Americas Program / Programa de Líderes Emergentes nas Américas). Um plano em nível de graduação de 4 a 6 meses, que geralmente tem um apoio financeiro para o acadêmico”, explica a vice-cônsul do Canadá, Raphaelle Lapierre.

A FMP/Fase incentiva os alunos a vivenciarem experiências acadêmicas diferenciadas ao longo da graduação. “Pensando dentro da nossa política de internacionalização dos nossos cursos, que é abrir a possibilidade dos nossos alunos de fazerem estágios no exterior, buscamos então dar a oportunidade para que eles tenham contato com outras culturas, ampliarem horizontes de conhecimento e, ao terem esse contato, poderem ver soluções para os nossos problemas. Então, nessa linha, trazer o consulado canadense é muito importante, pois abre possibilidades de intercâmbios estudantis”, comenta o coordenador geral de ensino da FMP/Fase, Abílio Aranha.

A vice-cônsul também esteve na UCP, destacando os benefícios que o Canadá oferece para quem busca o intercâmbio. “É minha primeira vez em Petrópolis e fico muito feliz de estar aqui para falar sobre Educação no Canadá. O Canadá oferece qualificação acadêmica reconhecida e respeitada em todo o mundo e excelentes opções de ensino em todos os níveis, inclusive no ensino médio, graduação e pós-graduação, se destacando na formação técnica de profissionais, além de dedicar grandes investimentos em pesquisa e excelência no ensino de inglês e francês como língua estrangeira”, disse.

Durante o encontro, ela elencou ainda os pontos atrativos de estudar no país da América do Norte, enfatizando questões como o país ser bilíngue (inglês e francês); a segurança; qualidade de vida e estabilidade geral, que inclui sistema de saúde e de educação de alto nível; entre outros fatores, como os programas acadêmicos.

Para a UCP, a ocasião foi oportuna para ampliar novas oportunidades ao estudantes e, também, estreitar a relação com o governo canadense. Antes da palestra, o assunto foi abordado durante reunião entre a reitoria e a vice-cônsul em busca de novos convênios em consonância com o trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Intercâmbio Internacional e Cooperação Científica da UCP.

“É com grande alegria que a nossa Universidade recebe a vice-cônsul do Canadá no Brasil no que diz respeito à Educação. Como é de nosso interesse a Educação e a questão de parcerias possíveis com instituições do Canadá, entre as possibilidades de ir lá para poder fazer um curso seja de línguas ou de alguma especialização. E a possibilidade de intercâmbios de instituições canadenses conosco, além da possibilidade também de concorrer a bolsas a nível de América Latina”, disse o reitor da UCP, padre Pedro Paulo de Carvalho Rosa.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização (contato@aconteceempetropolis.com.br).