No final da tarde deste último sábado (3), a Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias registrou alagamentos em diversas ruas de Cascatinha, Corrêas, Bingen, Centro e na Provisória. Foram registrados deslizamentos de terra no Quissamã, Alto da Serra, Caxambu, Castrioto, Floresta e Morin.
A Defesa Civil pede para a população ter atenção em função dos acumulados de chuvas que deixam o solo encharcado.
Nas últimas 24 horas, o maior índice pluviométrico foi registrado na 24 de Maio, onde choveu 82 milímetros. No mesmo período, no Vila Felipe, foram 70 milímetros. “Os moradores devem ligar para o 199 e informar caso tenham alguma ocorrência”, orienta o secretário de Defesa Civil e Ações Voluntárias, coronel Paulo Renato Vaz, reforçando que o contingente permanece de plantão 24h para realizar os atendimentos a população.
“É fundamental que a população que vive em área de risco tenha atenção redobrada, já que existe a previsão que a chuva continue. Nossas equipes estão preparadas e de plantão para atender aos chamados da população”, destaca o secretário.
À noite, cerca de 120 homens de equipes da Defesa Civil, SSOP, Comdep, Obras e CPTrans estavam nas ruas para limpeza, desobstrução de vias, controle do trânsito e vistorias em imóveis.
Em caso de qualquer sinal de instabilidade no imóvel ou terreno, o morador deve ligar para o telefone 199 e pedir uma vistoria preventiva à Defesa Civil. A ligação e o serviço são gratuitos.
Imagem que ilustra a matéria foi enviada pelo Rodrigo Cunha do grupo Resgate Petrópolis
Confira vídeos enviados pelos nossos leitores:
Santa Isabel – Caxambu (Crédito: Maria Elisabete)
Um ônibus foi arrastado para dentro do rio, em Cascatinha. Segundo informações da Defesa Civil, o ônibus estava vazio, estacionado na rua quando foi levado pela correnteza. (Crédito: André Amon)
Rua Santos Dumont (Crédito: João Alfredo)
Antiga garagem da Montreal – Corrêas (Crédito: Gladstone Lucas)
Corrêas (Crédito: Lucimar Amorim)
Rua Bernardo Proença, próximo ao supermercado Bramil do Itamarati (Crédito: Mariana Mascheroni)
Itamarati (Crédito: Levi Macedo)
Alto da Serra (Crédito: Renan Oliveira)