Considerada uma das mais importantes companhias de dança do Rio de Janeiro, a Focus Cia. de Dança, dirigida por Alex Neoral, apresentou no Festival Sesc Rio o espetáculo “3 pontos”, que inclui recortes de produções já realizadas pelo grupo e que foram sucesso de público e crítica. Trechos das coreografias “Um a um”, “Pathways” e “Interpret” foram encenados na última quarta-feira (20) no Sesc Quitandinha.
A coreografia “Pathways” estreou na Alemanha em julho de 2008, “Um a Um” foi feita em 2009 assim como “Interpret”. O nome três pontos segundo o coréografo Alex Neoral, pode dar a ideia de três pontos de vista, de partida ou até mesmo de reticências, deixando algo no ar. “As três coreografias tem pontos em comum e ao mesmo tempo dinâmicas diferentes”, diz Alex.
Para Alex o espetáculo em que ele mais se identifica foi o último que montou chamado “Ímpar”, mas o coréografo diz que está construindo um novo, porém ainda não consegue vê-lo pronto como o ímpar. “A gente sempre fica na expectativa do próximo ser melhor”, comenta.
Sobre a apresentação do “3 pontos” nesta quarta-feira (20), Alex destaca: “São três trabalhos bem diferentes. Temos a chance de alcançar pessoas distintas. O espetáculo tem muito movimento, música ao vivo. Já possuímos experiência de sucesso com o “3 pontos”, encerra.
O grupo que surgiu em 1997 já veio a Petrópolis outras três vezes se apresentando no Teatro Municipal, mas foi a primeira vez que se apresentaram no Palácio Quitandinha.

Sobre a Focus Cia. de Dança
Com direção artística de Alex Neoral, a Focus Cia. de Dança vem fortalecendo sua trajetória no cenário da dança, com apresentações em mais de 30 cidades brasileiras e países da Europa. Entre os espetáculos que integram o repertório do grupo estão “Pathways” (2008), “Strong strings” (2009), “Interpret.” (2009), “Um a um” (2009), “Ao vivo” (2009), e “Zap” (2009).
Alex Neoral fez parte, como bailarino, das companhias Grupo Tápias, Nós da Dança, Carlota Portella – Vacilou Dançou e Deborah Colker (onde trabalhou por seis anos). Em 2000, criou seu primeiro espetáculo profissional, “Vértice”.
Como coreógrafo convidado, criou para o De Anima Ballet Contemporâneo, para o projeto Solos de Dança, do Sesc Rio, e para o Teatro Bolshoi no Brasil. Por três anos consecutivos, ministra aulas no City Dance, em Washington. A convite de Rosa Magalhães assinou a coreografia da comissão de frente da Imperatriz Leopoldinense no carnaval de 2009.