Cidade

Meio Ambiente e Inea avaliam o curso hídrico da região do Caxambu

Nesta última quarta-feira (7), técnicos da Secretaria de Meio Ambiente e do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) iniciaram uma avaliação emergencial sobre o curso hídrico da região do Caxambu. O órgão estadual também vai autorizar uma intervenção emergencial dentro dos rios.

“A autorização vai permitir a retirada de lixo, árvores mortas e outros sedimentos de dentro do rio. Esse é o primeiro passo. Em outra frente, estamos trabalhando na criação de um projeto para reflorestar as áreas de preservação permanente nos leitos dos rios”, explica Fred Procópio, secretário de Meio Ambiente.

Equipe de 50 homens,10 caminhões e seis máquinas da prefeitura continuam em todas as áreas do Caxambu atingidas pela cabeça d’água do sábado passado. O total da força tarefa que envolve ainda diversas secretarias para desobstrução e recomposição das ruas é de 80 homens. O aumento no efetivo tem o objetivo de restabelecer a escoação dos produtores rurais do bairro. As equipes da Secretaria de Obras e da Companhia de Desenvolvimento de Petrópolis (Comdep) também realizam a limpeza das barreiras que deslizaram nas ruas do local.

Além do trabalho em campo, as equipes técnicas de Gestão Estratégica, Obras, Meio Ambiente e Defesa Civil fazem uma força-tarefa para consolidar, no menor tempo possível, e encaminhar ao Ministério da Integração Nacional diagnóstico das áreas afetadas no Caxambu e Bela Vista e que necessitam de ajuda do governo federal, em recursos, para serem recuperadas. As perdas materiais e o prejuízo com relação às plantações danificadas dos produtores rurais da região estão sendo levantadas pela equipe da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, por meio do Departamento de Agricultura.

Município mantém ações para liberar ruas e restabelecer itinerários de ônibus

As secretarias trabalham para restabelecer a normalidade nas áreas afetadas pelas chuvas possibilitando que linhas de ônibus voltem a fazer seus itinerários normalmente. A maioria das linhas já voltaram a circular e apenas a 305 (Aristide Ladeira) ainda não foi normalizada.

As linhas 306 (Bairro Esperança), 323 (Ponde de Ferro via Bairro Esperança) e 324 (Bairro Esperança via Brigadeiro Castrioto) voltaram a operar normalmente. Já as linhas 303 (Bela Vista), 325 (Alto Bela Vista) e 317 (Gregório Cruzick), todas da Cidade das Hortênsias, operam com o itinerário parcial, fazendo o trajeto entre o Terminal Itamarati e a Ponte de Ferro. A pedra que impedia a passagem dessas linhas já foi retirada pela Secretaria de Obras, que trabalha para a remoção completa do restante do material.

No Caxambu, a linha 470 (Santa Isabel) está operando com o ponto final próximo à unidade de saúde do bairro e a 462 (Alto Pedro Ivo) está parando no antigo ponto final da linha. A linha 517 (Comunidade do Ventura) também opera até o seu antigo ponto final, enquanto a prefeitura executa as obras de recuperação da área.

As linhas de ônibus da Turb e Cidade Real operam sem alterações desde segunda-feira (5).

 

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização (contato@aconteceempetropolis.com.br).