Na última semana, um morador da Av. Barão do Rio Branco relatou que diversos pontos da via estavam sem luz em ambos os sentidos. “Eu, como corredor e ciclista, sinto-me totalmente em risco (assalto, lesão, atropelamento e etc) à noite para fazer minha atividade física e acredito que várias pessoas tenham o mesmo problema. Essa semana contei quantas luminárias estão apagadas, são 20 apagadas do início da Barão até a 105º DP, e são 6 apagadas no sentido centro”, apontou Alex, que mora na região.
De acordo com o município, diversos pontos de luz na Avenida Barão do Rio Branco estão apagados por causa de furto de cabeamento da rede elétrica. O problema foi constatado na semana passada pelo Departamento de Iluminação Pública da Secretaria de Serviços, Segurança e Ordem Pública (SSOP) e já foi informado à Enel para que a concessionária tome providências. Por causa disso, o conserto está sendo impossibilitado. Na última sexta-feira (23), por exemplo, as equipes de manutenção programaram o conserto de 24 pontos, mas apenas três reparos puderam ser executados.
O trecho entre a Rua 13 de Maio e o Retiro tem 164 pontos de luz. Nesta segunda (26), o Departamento fez um mapeamento na via que liga o Centro ao Retiro e detectou mais 11 pontos com problema de falta de cabeamento. O relatório fotográfico e em vídeo também foi feito encaminhado à Enel.
Após esse contato, a concessionária a Enel Distribuição Rio informou que recebeu a solicitação da Prefeitura para a reposição do cabeamento elétrico na Avenida Barão do Rio Branco e que uma equipe técnica será enviada ao local para reposição dos cabos. Dessa forma, será possível seguir com o trabalho de manutenção da iluminação pública no local.
“O próprio Departamento de Iluminação Pública constatou as luzes apagadas e emitiu ordens de serviços para a Vitorialuz executar ao longo da Barão, mas ao chegar nos locais, as equipes de serviço identificaram que os cabos tinham sido furtados. Foi feito contato com a Enel para informar e pedir providências para que as luminárias possam ser consertadas o mais breve possível”, afirmou o secretário de Serviços, Segurança e Ordem Pública (SSOP), Djalma Januzzi.
Antes desta situação, foram consertadas 15 luminárias apagadas. Na noite desta segunda para terça (26), foram emitidas mais ordens de serviço para o local.
Desde o início do trabalho da Vitorialuz, foram feitos mais de 1,3 consertos de iluminação pública. Em um mês de serviços, a empresa responsável pela manutenção da rede esteve em 40 locais diferentes. O trabalho acontece tanto de dia quanto à noite e envolve sete equipes de trabalho.
Contudo, os relatos de falta de iluminação pública continuam sendo constantes por toda a cidade. “Já baixei aplicativo para abrir ocorrência, para ver se resolvia, mas fez um mês dia 20 e nada. A ocorrência aparece com status aberto desde o dia 21 de fevereiro e nada! Absurdo! Descaso!”, conta a leitora Vivian.
“Estou nas escuras há 6 meses e venho fazendo pedidos desde 2017, mas até agora nada! São três postes sem luz no Oswero do Carmo Vilaça, na servidão Geraldo Cunha Ramaldes e outros dois postes mais acima próximo ao projeto do morro onde passam várias crianças e jovens”, diz o leitor Flávio.
“Na rua dr. Sá Earp, perto da Ikinha tem pelo menos cinco postes sem luz, sem contar na Vila Luiz Carlos Soares e na entrada do Morin”, relata a leitora Mayara.