Nos dias 12, 19 e 26 de maio serão realizados em Petrópolis seminário, mesa-redonda e roda de conversa pelos 130 anos da Abolição da Escravatura no Brasil. As ações são gratuitas e estão sendo organizadas pelo Projeto “Cultura Afro-brasileira: Valores e Fortalecimento”. O objetivo é debater e propor a reflexão sobre a Liberdade, os Direitos, as Ações em prol do negro e o resgate histórico como forma de identidade e fortalecimento.
Também haverá uma análise sobre países de Língua Portuguesa proporcionando a verificação de outras realidades e as possibilidades de intercâmbio de conhecimento, tecnologia e cultura.
“A ideia é realizar estudos e difundir pesquisas a fim de fomentar ações em prol da etnia negra, contribuindo consequentemente para a melhoria de todas as etnias. As atividades são gratuitas para garantir a todos o acesso a um bem histórico, artístico e cultural”, explicou a idealizadora do projeto, a educadora, atriz e produtora cultural Adriana Souza.
O Projeto “Cultura Afro-brasileira: Valores e Fortalecimento” existe desde 2015 e conta com a participação de profissionais voluntários de diversas áreas entre graduados, mestres e doutores que participam compartilhando seus saberes e práticas.
Programação:
12 de maio
Aos Negros e Ancestrais
Mesa-redonda
– Resistência, Consciência de classe: Organização Negra com Rafane Paixão (Historiadora e Pesquisadora)
– Direitos: a Instrução, Cultura e Salários com Denise Pereira (Jornalista e pós-graduanda em História da Cultura Africana e Afro-brasileira)
– A Inconclusa Liberdade com Adriana Rangel (Pedagoga, profa. de História e Assistente Social)
Horário: 10h às 12h30
Local: Centro de Cultura Raul de Leoni
Praça Visconde de Mauá, 305 – Centro
19 de maio
Seminário
– Sororidade com Marcia Ferreira (Diretora Executiva da Incubadora de Projetos Afro-brasileira)
– A Descolonização do Povo Preto com Giovanni Harvey (Ex-secretário Executivo da SEPPIR/PR)
Horário: 09h às 12h30
Local: Colégio Estadual D Pedro II
Rua do Imperador, 400 – Centro
26 de maio
Roda de Conversa na Terra dos Avós
– Urbanismo Negro e Resistências Africanas na Cidade Imperial Com Renata Aquino (Professora e Doutora em Educação pela UFC)
– Conversas Além Mar – Os Países de Língua Portuguesa e a Unidade Africana com Augusto Paulo (Ex-secretário de Saúde da Guiné Bissau, atual membro do CRIS – Centro de Relações Internacionais em Saúde da FIOCRUZ).
– O lugar da “Palavra dita” à volta do fogo Bantu (Angola) com Alfredo Epalanga (Frei Franciscano Angola)
Horário: 09h às 12h30
Local: Colégio Estadual D Pedro II
Rua do Imperador, 400 – Centro
Foto: imagem ilustrativa