Neste sábado (19), o Hospital Alcides Carneiro vai receber o 6º mutirão neste ano. Desta vez, a ação será realizada no ambulatório da unidade, que vai oferecer 340 consultas pré-agendadas para pacientes de seis especialidades. Ao todo, serão 100 atendimentos de ginecologia pré-operatória e 80 de cirurgia geral, além de neurologia, vascular pré-operatório, cardiologia e exame de espirometria (40 cada).
O ambulatório do Hospital Alcides Carneiro fez 69,4 mil atendimentos, em 2017, 6% a mais que no anterior, que fechou com 65,3 mil consultas realizadas. O espaço conta com consultórios e salas de atendimento para as consultas de atenção básica, como clínica médica, clínica cirúrgica, pré-natal, ginecologia e pediatria e as consultas de atenção secundária. A média mensal da unidade é de mais de 5,7 mil atendimentos.
“Conseguimos acabar com a fila de remarcação e agora temos a possibilidade de diminuir o tempo de espera para consultas e exames. Estão sendo chamados pacientes que já estão na fila de espera pelos procedimentos. Estamos focando nas áreas de maior procura para assim atendermos as necessidades da nossa população”, explica o secretário de Saúde, Silmar Fortes
A unidade oferece 30 especialidades médicas – cardiologia, urologia, endocrinologia, entre outras. Para o primeiro atendimento na unidade é preciso ter um encaminhamento fornecido pelo médico no posto de saúde ou unidade básica de saúde. Esse encaminhamento é regulado pela Secretaria Municipal de Saúde para agendamento junto ao hospital.
“Os usuários agendados para o mutirão devem comparecer com documentos pessoais, cartão SUS e resultados de exames anteriores, conforme horário de agendamento. O serviço terá início às 8h, com término previsto para as 17h”, explica o coordenador do Ambulatório, Rene Giardini.