Cidade

Ônibus de videomonitoramento é transferido para o Alto da Serra

Nesta semana o ônibus de videomonitoramento foi levado para a Praça Dr. Miguel Couto, no Alto da Serra. É o sétimo ponto de parada do veículo desde que o equipamento passou a ser utilizado na prática, no início de 2017 – após ter ficado três anos e meio parado.

O veículo é equipado com sete câmeras, sendo duas internas, duas em cada lateral e uma que sobe a 11 metros. Essa câmera pode captar imagens a 300 metros de distância. Oito homens vão se revezar em duplas por dia para acompanhar a movimentação no bairro. Todos os dados ficam armazenados por 30 dias e ficam à disposição da Polícia Civil caso seja necessário.

“A escolha do Alto da Serra se deu por pedidos dos moradores por causa de uso de drogas na praça, desordem no local, despejo constante de lixo na quadra esportiva. O ônibus vai ficar por lá até a Bauernfest e voltará para lá após a festa, caso necessário”, explica o subcomandante da Guarda Civil, Altenir Mendes.

O primeiro ponto de monitoramento com o ônibus foi a Praça Visconde de Mauá (Praça da Águia). Por lá, foram reduzidos para zero as ocorrências de delitos de menor potencial ofensivo, como furtos e pichações.

Em seguida, o equipamento foi utilizado no esquema de segurança da Expo Petrópolis do ano passado, no Parque Municipal de Itaipava. Ao término do evento, foi estacionado na Praça Marechal Carmona, próximo ao Terminal do Centro. Em junho, integrou o esquema de segurança preparado para a última Bauernfest, no Palácio de Cristal. Na sequência, foi levado para a Praça da Inconfidência. O último local de parada no ao passado foi a Rua Teresa, para garantir a segurança no período de Natal e vendas de fim de ano. Este ano, voltou a participar do trabalho feito durante a Expo Petrópolis e também está na Festa do Colono Alemão.

Todos esses locais continuam sendo monitorados, agora por câmeras do Centro Integrado de Operações de Petrópolis (Ciop), que tem câmeras em todos os pontos por onde o ônibus já passou.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização (contato@aconteceempetropolis.com.br).