A campanha de doação de sangue da Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias para o banco que fica no Hospital Santa Teresa vai ajudar a salvar até 100 vidas. A ação foi realizada nesta semana e reuniu 26 pessoas, entre agentes, familiares e amigos da pasta. O trabalho solidário teve como objetivo contribuir com o estoque do local, que está abaixo do considerado ideal desde o início do inverno. Também foi uma homenagem ao Dia Internacional da Caridade, comemorado pela Organização das Nações Unidas no dia 5 desse mês.
Os estoques do banco de sangue estão abaixo do considerado ideal desde junho, por causa das baixas temperaturas da estação. Em virtude das doenças causadas pelo frio, muito doadores acabam não passando pela triagem realizada no local. A ida ao banco de sangue é 100% voluntária e pode beneficiar diversas pessoas, independentemente de parentesco. Cada doação pode ajudar a salvar até quatro vidas.
“É importante lembrar que a gente nunca sabe o dia de amanhã, e pode ser que um parente ou até a gente mesmo precise de sangue. A nossa contribuição é um ato solidário e de amor, contribuindo com cada morador de Petrópolis. Também queremos chamar a atenção para a doação, que está abaixo do ideal”, afirma o secretário de Defesa Civil e Ações Voluntárias, coronel Paulo Renato Vaz.
Rodrigo Moreira, que é captador do Banco de Sangue Santa Teresa, explica que o local atende três hospitais credenciados da cidade e região, realizando, em média, 650 transfusões por mês. Ele ressalta que a importância da população ajudar neste momento, por causa da baixa nos estoques.
“Para atender a demanda com segurança, são necessárias 80 doações por dia. Nesse momento de crise, chegamos a receber menos da metade desse número de doações. A campanha da Defesa Civil é importante e chama atenção para que todos ajudem nesse momento”, disse Rodrigo.
O banco está localizado no Hospital Santa Teresa, na rua Paulino Afonso, 477, no bairro Bingen. O local possui estacionamento próprio, sendo gratuito para os doadores. Mais informações pelo telefone (24) 2245-2324/ (24) 99269-4355.
Critérios para doar
Os interessados precisam pesar mais de 50 quilos e estar em boas condições de saúde. Não é necessário fazer jejum, mas é preciso esperar 3 horas após o almoço ou a ingestão de alimentos gordurosos. No local, basta apresentar um documento oficial com foto e ter entre 16 e 69 anos (menores de idade precisam de autorização e estar acompanhados por um responsável).
O voluntário não pode ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação. Quem tiver feito tatuagem e/ou piercing recentemente precisa aguardar 12 meses após o procedimento, e quem fez endoscopia deverá aguardar 6 meses após a realização do procedimento.