Cidade

Diferentes ações marcam a Semana Nacional do Trânsito em Petrópolis

Durante a Semana Nacional do Trânsito, as empresas de ônibus de Petrópolis realizaram uma série de ações pela cidade. Uma van do Sest/Senat passou pelos terminais do Centro, Bingen, Itaipava e Itamarati, além da Praça Dom Pedro, orientando a população e os rodoviários sobre a responsabilidade de cada um no trânsito, atendendo mais de mil pessoas nesse período.

Na última segunda-feira (24), colaboradores da Petro Ita e da Viação Cascatinha também fizeram uma ação de conscientização na faixa de pedestres da Praça Dom Pedro, com a mensagem: “Trânsito é feito de gente. E a gente merece respeito”.

O muro da garagem da Petro Ita também ganhou um novo visual com imagens do artista plástico, Rodrigo Santana, o CB de Petrópolis. As figuras representam todos os atores do trânsito, como os ônibus, os carros, as motocicletas, bicicletas, os pedestres e cadeirantes.

O tema da Semana do Trânsito neste ano foi estabelecido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e propõe a reflexão sobre a busca por um trânsito mais humano e menos violento com o slogan “Nós somos o trânsito”.

Já na terça-feira (25), alunos de escolas da rede municipal localizadas na Posse criaram vídeos educativos e participaram de uma aula pratica sobre os cuidados no trânsito. O objetivo foi o de chamar a atenção dos alunos da rede municipal para a Semana do Trânsito.

Criaram os vídeos estudantes das escolas Beatriz Zaleski e Avelino de Carvalho. Prestigiaram as exibições alunos das escolas Carlos Canedo, Arnaldo Dyckerhoff e da escola particular, Astro.

“A ideia foi a de incentivá-los a falar sobre o assunto. Eles ficaram muito animados e fizeram vídeos com os próprios celulares. Aprenderam a editar e produziram histórias para chamar a atenção das pessoas para temas importantes como atenção à sinalização, a combinação perigosa de álcool e direção e o controle da velocidade”, explicou Ana Lúcia Oliveira de Souza, professora responsável pelo projeto nas escolas da Posse.

Prevista pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a Semana Nacional de Trânsito tem a finalidade de conscientizar a sociedade, com vistas à internalização de valores que contribuam para a criação de um ambiente favorável ao atendimento de seu compromisso com a “valorização da vida” focando o desenvolvimento de valores, posturas e atitudes, no sentido de garantir o direito de ir e vir dos cidadãos.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização (contato@aconteceempetropolis.com.br).