Nesta última quarta-feira (21), o Instituto Oldemburg de Desenvolvimento inaugurou a Sala de Leitura Graciliano Ramos na EM Professora Maria Campos, abrindo a programação da Flisi – Festa Literária da Serra Imperial. No acervo, mil livros que poderão ser usados para consulta e empréstimo.
Na escola estão matriculados 906 alunos, do 5º período da educação infantil até o 9º ano do ensino fundamental. A unidade também atende alunos da EJA – Educação de Jovens e Adultos.
“Agradecemos ao Instituto por esse reforço na nossa rede municipal de Educação. Em 2017 quatro escolas e a Casa da Educação também receberam o acervo da Sala de Leitura e nesse ano mais três estão sendo agraciadas com essa iniciativa. Alunos, professores e servidores serão sempre incentivados a utilizar esses espaços. A leitura é parte fundamental do processo de aprendizagem”, afirmou a secretária de Educação, Marcia Palma.
Cristina Oldemburg disse que este projeto é para Petrópolis. “Esta sala é especial para o projeto. Conseguimos revitalizar a sala para que os alunos pudessem ter um espaço para leitura. O livro não é só um agente de conhecimento, ele mobilizou todo o grupo. O livro constrói, como aconteceu aqui dentro da escola”, ressaltou.
A diretora da EM Professora Maria Campos, Raquel Cunha, também agradeceu pela oportunidade. Na escola também foi montada uma exposição que recebeu o nome de “Vidas Secas” e retratará obras de Graciliano Ramos, através de fotografias. A mostra também faz parte da Flisi.
“É uma realização muito grande para a escola. Ver todos engajados para reformar uma sala e disponibilizar um espaço tão importante para nossos alunos. Espero que esse momento de leitura transforme muitas vidas na escola”, pontuou.
Petrópolis vai ganhar mais duas salas do projeto. A inauguração da Sala de Leitura na EM DR. Theodoro Machado, no Vale do Cuiabá, será no dia 23 de novembro, às 7h30. No mesmo dia, às 8h30 será inaugurada a Sala de Leitura na EM Amélia Antunes, em Madame Machado.