O tradicional Concerto Integração com 500 vozes acontece nesta quarta-feira (19), na Praça Visconde de Mauá, em frente ao Palácio Amarelo. A apresentação, que começa às 20h30 e é gratuita, ainda vai contar com a participação da cantora italiana Mafalda Minnozzi.
Na programação estão corais como o Pró-Tempore, o Coral dos Anjos, Coral Nossa Senhora de Fátima, Coral Municipal de Petrópolis, Coral dos Canarinhos de Petrópolis, entre outros. Este último, por exemplo, é o coro em atividade mais antigo do Brasil, com mais de 75 anos de história.
No caso do Concerto Integração, cantam juntos os coros: Meninas dos Canarinhos, Canarinhos, Calebe, Can’t Vox, Dó Ré Mi, Laus Deo, Pró-Tempore, UCP, Coral Municipal de Petrópolis eUsimed. Eles vão apresentar um repertório especial de Natal e, em algumas músicas, terão a presença marcante da voz da italiana Mafalda Minnozzi. Além disso, as orquestras: Orquestra de Câmara do Palácio Itaboraí (Fiocruz), da UCP, Orquestra Ação Social pela Música e da Wesleyana também se apresentam.
Mas não é de hoje que Petrópolis respira a música dos corais. A tradição do canto coral tem seu primeiro registro por aqui com a fundação da Sociedade Coral Concórdia, em 1863, pelos colonos alemães. Mais antiga agremiação do país, fundou também o primeiro coro no município para apresentações ao imperador D. Pedro II e que se manteve em atividade até 1936.
Além do Integração, outro concerto especial será o dos Canarinhos de Petrópolis, com o coral dos meninos, coral das meninas e coral dos Aprendizes, no dia 22 de dezembro, às 20h, na Igreja do Sagrado Coração de Jesus. Já no dia 23 tem apresentação do Coral dos Anjos, às 10h, no CEU da Posse. A entrada é gratuita para ambos.
Foto: Isabela Lisboa