Cidade

Atendimento da Câmara Pública de Pacificação Restaurativa Petrópolis da Paz está em novo endereço

O atendimento da Câmara Pública junto com a sede do Programa Municipal de Pacificação Restaurativa Petrópolis da Paz, foi realocado na Av. Koeler, 73, Centro, onde também funciona o Centro de Referência Escolar em Inclusão (Crei).

O sucesso do programa é o trabalho na Câmara Pública, que é um braço do projeto, que atende as pessoas que são encaminhadas pelos parceiros, como Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM), comunidade e pessoas que procuram o serviço de forma espontânea. A Câmara recebe casos para serem mediados como brigas domésticas, família, vizinho entre outros. A ação consiste em ouvir os dois lados e buscar de forma pacificadora uma solução satisfatória para ambos. As mediações podem durar mais de três meses para serem concluídas.

“O local muito contribuirá para que o Petrópolis da Paz atue de forma cada vez mais efetiva, implantando a cultura da paz”, frisou coordenadora do Programa Municipal de Pacificação Restaurativa Petrópolis da Paz, Elsie-Elen Carvalho.

O programa possui três projetos: Mediação Escolar, Comunitária e Justiça Restaurativa. A base do trabalho começa nas unidades de ensino, onde a equipe assiste e capacite os alunos e professores, de forma social e emocional. Os conflitos existentes são mediados e orientados pelos voluntários do programa, o que beneficia a organização da escola, onde os próprios alunos, através das ferramentas apresentadas pelo projeto, saberão resolver as questões. No ano passado o programa formou mais de 100 alunos de três escolas da rede municipal.

O programa tem parceria com a Secretaria de Saúde e Gabinete da Cidadania, além do Tribunal de Justiça, Delegacias de Petrópolis, Conselho Estadual e Municipal de Segurança Pública, Procon, Conselho Tutelar e Universidades.

Programa Petrópolis da Paz oferece curso on-line

O programa Petrópolis da Paz também oferece o curso online de Introdução à Mediação – primeiro do estado do Rio de Janeiro, com duração de 24 horas.

O cadastro pode ser feito através do site do programa Petrópolis da Paz. A plataforma foi desenvolvida em parceria com a Pauta Online. O objetivo do curso é divulgar e informar a população sobre o projeto de mediação de conflitos, baseado na Lei Federal nº 13.140, e após uma iniciativa do prefeito Bernardo Rossi, em 2017, por meio da Lei Municipal n° 7.532.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização (contato@aconteceempetropolis.com.br).