Para comemorar o Dia Internacional da Síndrome de Down, celebrado no dia 21 de março, Petrópolis recebe mais uma edição da CaminhaDown no próximo domingo (24), às 9h. A concentração acontece na Praça da Liberdade com destino ao Palácio de Cristal.
No ano passado, o evento reuniu aproximadamente 350 pessoas e contou com samba, faixas e estandartes, além de oficinas gratuitas para as crianças. Assim, a expectativa é que mais pessoas participem neste ano.
Escola cria programação especial para conscientização sobre a Síndrome de Down
Ao longo desta semana, a EM Monsenhor João de Deus Rodrigues realiza uma programação especial, inclusive promovendo um encontro com o judoca Matheus Domingues Moreira.
Nesta segunda-feira (18), os alunos conhecerão um pouco da história do judoca petropolitano Matheus Domingues Moreira, que nasceu com síndrome de down e vem se destacando no esporte. Ele já participou de competições em Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, como a IV Copa São Paulo de judô pata todos, Copa Rio de Janeiro Internacional e o Festival de Judô Olimpíadas Especiais Brasil / Arnold Classic 2016.
Na terça-feira (19.03) vai ocorrer uma apresentação especial de judô às 14h. Nesse dia, os estudantes participarão de uma roda de conversa dos pais do Matheus com os professores. No dia 20 um filme sobre a síndrome de down será apresentado para alunos e no dia 21 os alunos serão incentivados a participar de uma oficina de produção textual.
“A ideia de criar essa programação surgiu em conjunto com os profissionais que atuam na sala de recurso da escola. A intenção é de fazer com que os alunos tenham mais acesso a informações sobre a síndrome de down. Os pais do Matheus gentilmente participarão de uma roda de conversa com os alunos e professores, uma ótima oportunidade para conscientizar sobre a importância da convivência do aluno de down com os alunos da turma”, explicou o diretor da EM Monsenhor João de Deus Rodrigues, Ney Marcos de Paula Júnior.