Nesta terça-feira (9), a Casa de Cláudio de Souza exibe o documentário “Java e Bali – Imagens e Sons da Indonésia”, às 19h30. Com direção de Ricardo Braun, o filme mostra a ancestralidade religiosa e cultural da Indonésia, inserida na região geológica mais perigosa do planeta.
O objetivo do documentário é mostrar o dia a dia da Indonésia (país milenar localizado no sudeste asiático, dentro do “círculo de fogo” do Pacífico), a antiga cultura hindu com suas orações e rituais nos antigos templos, o trânsito caótico, o governo, mas com um certo temor por estarem imersos nessa região geologicamente intensa.
Além disso, o filme – que foi realizado durante o Seminário de Tecnologia Petrusfilter Powered by Nazava, patrocinado pela Fundação Siemens em cooperação com a Nazava Water Filter Company – traz cenas de vulcões ativos mesclados à vida cotidiana de Java e Bali. As impressões vividas aconteceram durante a estação chuvosa das monções asiáticas na Indonésia.
Sobre o diretor
Biólogo e documentarista, Ricardo Braun trabalha há mais de 35 anos na área ambiental. Ele também estudou na Escola de Belas Artes da UFRJ no Rio de Janeiro, e fez aperfeiçoamentos em filmagem e edição na Alemanha e Suíça. Participou de várias expedições de pesquisa/filmagem na Amazônia, África e Europa. É membro do empowering people. Network, e coordena o projeto de filmagem “Eyes of Nature” há vários anos.
A Casa Claudio de Souza fica na Praça Rui Barbosa, 247 – Centro.