Cidade

Evento “Escoteiro por um dia” acontece no Museu Imperial nesta terça

Nesta terça-feira (23) é comemorado o “Dia Mundial do Escoteiro”, em homenagem ao padroeiro dos escoteiros São Jorge, o Santo Guerreiro. O movimento foi fundado pelo britânico Robert Baden-Powell, em 1907, que escolheu São Jorge para ser o padroeiro dos escoteiros por considerá-lo um modelo a ser seguido.

Neste ano, para celebrar a data, os Grupos Escoteiros de Petrópolis se reúnem para uma atividade especial, o “Escoteiro por um dia”, que será realizado no Museu Imperial, com abertura das inscrições a partir das 13h. O evento é aberto ao público e a entrada é 1kg de alimento não perecível, que será doado a uma instituição da cidade. Para participar das atividades é preciso ter entre 6,5 e 21 anos.

No fim de semana também terá uma campanha de Doação de Sangue no dia 28 de abril, a partir das 7h no Banco de Sangue do Hospital Santa Teresa (Rua Paulino Afonso, 477 – Centro). Saiba mais aqui.

Petrópolis possui três Grupos Escoteiros ativos: Grupo Escoteiro João XXIII (35RJ), com sua sede na Faeterj (Av. Getúlio Vargas, 335 – Quitandinha); Grupo Escoteiro Dom Pedro II (130RJ) com as atividades sendo realizadas no Parque de Itaipava; e o Grupo Escoteiro Oliveira Bulhões (132RJ) com sede no CIEP 137 Cecília Meirelles (Estrada União e Indústria, 2822 – Corrêas). As atividades acontecem simultaneamente aos sábados, das 14h às 17h.

O objetivo principal do escotismo é de tornar jovens cidadãos exemplares. Os escoteiros tem diversos lemas, como “estar sempre alerta para ajudar o próximo e
praticar diariamente uma boa ação”. Os escoteiros prezam a natureza e as atividades ao ar livre como exercícios, excursões e acampamentos, e tem como finalidade serem sadios para desenvolver noções de dever com a pátria e para com o próximo.

Solicita-se que os interessados façam uma visita com os responsáveis e levem sempre uma garrafinha de água, repelente, roupas leves e calçados fechados, pois as atividades são ao ar livre.

O Grupo Escoteiro atende jovens de 6,5 a 21 anos que são divididos em quatro ramos (faixas etárias): Ramo Lobinho, de 6,5 a 10 anos; Ramo Escoteiro, de 11 a 14 anos; Ramo Sênior, de 15 a 17 anos e Ramo Pioneiro, de 18 a 21 anos. A partir dos 21 anos você pode se tornar um voluntário e auxiliar nas atividades dos grupos. Para ingressar no Movimento Escoteiro, basta frequentar as reuniões e fazer a inscrição no grupo.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização (contato@aconteceempetropolis.com.br).