O planejamento preparado para a festa e aplicado nas ruas do Centro da cidade tem arrancado elogios dos motoristas da cidade durante a semana. Na área da Paulino Afonso, por exemplo, a colocação de sinalização que impede os veículos de cruzarem a via aumentou a fluidez no trecho da Paulino Afonso. Na 13 de Maio não foi diferente: a implementação da sinalização vertical no meio da pista, evitando as conversões à esquerda, auxiliam na fluidez do trânsito.
Gisele Silva Vivarini França, que trabalha com transporte escolar, elogia: “Foi a melhor coisa feita nessa área. Chegava a ficar de 20 a 40 minutos no trecho entre o Sesi e a Montecasersos, passando pela Paulino Afonso, e agora esse tempo caiu para 10 minutos apenas. Isso sem contar a saída da Mosela para acessar a Paulino Afonso que durante toda a semana passada fluiu sem trânsito nenhum”, disse ela completando que para quem trabalha no trânsito diariamente isso ajuda reduz o estresse e o desgaste do dia a dia.
As mudanças foram aplicadas aos poucos desde o dia 4, quando a Alfredo Pachá foi fechada para montagem do evento e a Padre Siqueira teve a mão invertida. Adaptações foram feitas visando atender, principalmente, o petropolitano no seu dia a dia e no último fim de semana o resultado do trabalho de demarcação de vias foi comprovado por quem quis acessar ou sair da festa, além daqueles que buscaram rotas alternativas para fugir dessa área.
“Está sendo a melhor Bauernfest em termos de mobilidade. O trabalho conjunto da CPTrans e da Guarda Civil, junto com a sinalização implementada teve um resultado incrível. Ficou muito bom o fluxo de veículos, estão de parabéns”, elogiou o taxista Bruno Dias, que trabalhou tanto no sábado, quanto no domingo.
“Nossa equipe técnica e operacional estudou todo o entorno da festa e o comportamento dos motoristas, avaliando quais medidas seria benéficas para o trânsito e, com isso, conseguimos implementar alterações que se mostraram capazes de atender a demanda tanto do moradores, quanto do turista”, destacou o diretor-presidente da CPTrans, Jairo Cunha. “Todos os ajustes necessários estão sendo providenciados para estarmos ainda mais alinhados no próximo fim de semana, quando a festa promete, mais uma vez, ficar lotada”, disse o diretor técnico e operacional da CPTrans, Luciano Moreira.
É interessante que, essas mudanças do trânsito permaneçam, mesmo após o TÉRMINO da Festa do Colono . Obrigada.