Cidade

Eventos gastronômicos e culturais vão continuar movimentando alta temporada em Petrópolis

Até agosto, Petrópolis espera receber milhares de visitantes que vêm em busca do friozinho da Serra neste inverno e lotam hotéis e pousadas por todo município. Entre maio e agosto a expectativa é de que passem pela Cidade Imperial mais de 1 milhão de turistas. Muitos vêm atraídos também pelos diversos eventos que pipocam neste período, principalmente os festivais de inverno e gastronômicos. Só este mês, tem Festival Sesc de Inverno, Serra Wine Week, Festival de Fondues, Racletes, Caldos e Cremes, Festival Harmonia, AgroSerra, festas julinas, entre outros. Em agosto, o destaque é o Bunka-Sai.

Nota A no Mapa do Turismo Nacional e um dos principais indutores do turismo no estado, Petrópolis tem encontrado no setor uma importante ferramenta para aquecer a economia. Só com a Bauernfest, foram R$ 55 milhões injetados, com a vinda de mais de 450 mil pessoas para o evento, em 17 dias. Com uma média de 2 milhões de visitantes por ano, Petrópolis recebe metade desse público nesses quatro meses de temperaturas mais baixas. A programação cultural é um dos principais aliados dos circuitos turísticos para atrair público de fora da cidade.

Em restaurantes, hotéis e pousadas, a gastronomia e os vinhos são os destaques da estação mais fria do ano. Já estão abertos, por exemplo, o Serra Wine Week, evento que reúne vinhos a preços promocionais escolhidos por renomados sommeliers, de 04 a 14 de julho, em 20 estabelecimentos; e o Festival de Fondues, Racletes, Caldos e Cremes de Petrópolis, de 1º a 31 de julho, com 37 estabelecimentos participantes, menus especiais e oficinas gastronômicas gratuitas.

Ainda voltado pra gastronomia, de 26 a 28 de julho, o distrito de Secretário recebe o AgroSerra – da Roça ao Prato, que nasceu com o objetivo de valorizar pequenos empreendedores na região. O evento vai contar com oficinas, degustação, programação cultural, entre outros. Entre os destaques está a participação do chef Roberto Ravioli, do programa da TV Globo, É de Casa.

Foto: Patricia Lino

Para o que procuram mais agitação, o Festival Sesc de Inverno, de 19 a 28 de julho – e que tem o apoio da Prefeitura – vai reunir literatura, cinema, música, teatro, dança, circo e artes visuais, com grandes shows em Petrópolis, como Titãs, Anavitória, Vanessa da Mata, Elza Soares e MV Bill. O evento acontece no Sesc Quitandinha e Nogueira, além do Parque Municipal, em Itaipava, entre outros espaços públicos.

E por falar no Parque Municipal, nos dias 27 e 28 deste mês, o lugar recebe o “Harmonia”, evento que mescla arte, música e gastronomia. O festival vai contar com grandes chefs de cozinha e atrações culturais que têm como objetivo mexer com todos os sentidos do público. Entre as atrações já confirmadas estão o renomado chef francês Frederic Monnier e a cantora Mart’nália.

Durante todo o ano, Petrópolis conta com intensa programação cultural, com eventos de todos os segmentos, festivais e festas temáticas, como o Bunka-Sai, em agosto, o Serra Serata, em setembro, e o Natal Imperial, entre novembro e janeiro.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização (contato@aconteceempetropolis.com.br).