A Bienal do Livro, que acontece de 30 de agosto a 8 de setembro no Rio Centro, também contará com a presença de autores petropolitanos que lançam suas obras no evento. Neste domingo (1º), Catarina Maul lança “Sol de Sagitário”, às 20h, no stand da Futurama, no pavilhão verde.
O livro de crônicas foi produzido com o escritor carioca Eduardo Soares, que tem um blog com o título do livro. São 192 páginas reunindo crônicas cotidianas dos escritores nascidos em dezembro.
Ambos escrevem sobre suas observações do mundo “normal” e se utilizam das palavras para trazer aos leitores aquela sensação de “parece que é pra mim”. Além da Bienal, a obra também estará no dia 19 de setembro, às 19h30, no Sarau Polem, em Copacabana. O local foi onde a autora petropolitana recebeu um Troféu de Personalidade da Cultura.
Em Petrópolis, a primeira aparição pública do livro será na programação da FLISI – Festa Literária da Serra Imperial Imperial, no dia 5 de outubro às 16h, na Cervejaria Bohemia. Os autores prometem falar de crônicas e de astrologia. Em novembro, Sol de Sagitário segue para a FLINIT – Feira Literária de Niterói, de 7 a 10 de novembro.
Na quarta-feira (4), Patrícia Tavares lança seu livro de crônicas “Textos para não ler, mas para sentir”, às 18h, também no stand da Futurama. Na tentativa de levar o leitor a sentir toda a emoção depositada nos textos que compõe este livro, como alegria, empatia, amor, raiva e compaixão, a autora propõe um mergulho para que se experimente a leveza das observações do cotidiano. Com alguma dose de bom humor, Patrícia se inspira nesse cotidiano e nas leituras de cronistas consagrados para compor suas crônicas que estão reunidas no seu primeiro livro. Na sexta-feira (6), a autora estará na Livraria Nobel, da rua Dezesseis de Março, às 18h.
Também no dia 4 de setembro, no mesmo stand o autor Gabriel Araújo divulga “Esperânsia”, às 16h. Gabriel de Araújo Machado é carioca, cursa Letras na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UniRio). Ganhou cinco prêmios nos festivais de poesia do Centro Educacional de Itaipava e atualmente participa de um projeto de pesquisa sobre o poeta Nuno Ramos na instituição de ensino superior mencionada anteriormente. Esperânsia é o primeiro livro do projeto Poemagino, trabalho que se ramifica pelas redes sociais.
No dia 14 de setembro, ele estará na livraria Nobel de Itaipava, às 18h.