Até o dia 30 de outubro acontece a campanha “Sou Guerreiro Solidário”, voltada para os torcedores, jogadores e simpatizantes do Fluminense. A ação que, este ano chega a 10ª edição, em Petrópolis, tem o objetivo de aumentar o número de doadores, bem como manter os estoques sanguíneos do banco de sangue do Hospital Santa Teresa em níveis altos para atender as demandas com segurança.
Vinicius Pereira, captador do Banco de Sangue Santa Teresa, afirma que quem é tricolor de coração doa com paixão. “Doar sangue é um ato de amor e coragem, como acontece nos jogos de futebol, em que os jogadores dão o sangue para a vitória. Por isso, queremos convidar a população e principalmente os torcedores do Fluminense para vestirem a camisa da solidariedade e doarem sangue, afinal, uma única doação pode salvar até quatro vidas”, diz.
A campanha ainda presenteará os primeiros doadores com um copo exclusivo.
Veja como é fácil doar
Os interessados precisam pesar mais de 50 quilos e estar em boas condições de saúde. Não é necessário fazer jejum, mas é preciso esperar três horas após a ingestão de alimentos gordurosos. No local, basta apresentar um documento oficial com foto e ter entre 16 e 69 anos (menores de idade precisam de autorização e estar acompanhados por um responsável legal).
O voluntário não pode ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação. Quem tiver feito tatuagem, ou piercing recentemente precisa aguardar 12 meses após o procedimento, e quem fez endoscopia deverá aguardar 6 meses após a realização do procedimento.
Sobre o Banco de Sangue Santa Teresa
O Banco de Sangue Santa Teresa é responsável por realizar, em média, 650 transfusões por mês e precisa de 80 doações por dia para atender esta demanda com segurança. O sangue coletado ajuda a salvar vidas de pacientes tanto do SUS quanto da rede particular. São pessoas atendidas em prontos-socorros e nos hospitais Santa Teresa e Unimed, além de pacientes encaminhados pelas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), que dependem dessas doações todos os dias e pacientes em tratamento contra câncer.
Para doar basta comparecer ao Banco de Sangue Santa Teresa qualquer dia da semana, inclusive aos sábados, domingos e feriados, das 7h às 18h. A unidade está localizada no térreo do Hospital Santa Teresa, na rua Paulino Afonso.
Serviço
Banco de Sangue Santa Teresa
Endereço: Rua Paulino Afonso, 477, Bingen – Petrópolis
Dentro do Hospital Santa Teresa – Térreo
Horário: qualquer dia da semana, inclusive aos sábados, domingos e feriados, das 7h às 18h
Telefones: (24) 2245-2324 ou (24) 99269-4355.
Estacionamento conveniado durante a doação no próprio Hospital