Única galeria de arte contemporânea em Petrópolis, a A2 + Mul.ti.plo inaugura exposição com obras de Célia Euvaldo, Elizabeth Jobim, Ester Grinspum, Renata Tassinari e Sandra Antunes Ramos neste sábado (19). A mostra “Ela disse: porque os vestidos transbordam de vento” destaca a diversidade e extensão do uso do papel na trajetória de cinco conceituadas artistas brasileiras. A coletiva será inaugurada às 19h, no Vale das Videiras, e fica em cartaz até 14 de dezembro. A entrada é franca.
Célia Euvaldo traz desenhos feitos com nanquim sobre papel chinês, realizados entre 1988 e 2011. Em superfícies opacas, monocromáticas, a presença do corpo e da textura surge em pinceladas largas, feitas de uma vez só, ora na horizontal, ora na vertical, criando um padrão desconcertante.
Ester Grinspum apresenta um conjunto de pinturas a óleo sobre papel, de 2017. São pequenas formas desenhadas com pincéis de caligrafia japonesa, com traços que refletem a busca pela subjetividade e a relação entre espaços e vazios, questões importantes na produção da artista.
Partindo da observação de pequenas pedras, os desenhos de Elizabeth Jobim reunidos na mostra foram produzidos em acrílica e nanquim sobre papel, entre 2000 e 2004.
Nos trabalhos de Renata Tassinari se veem planos geometrizados por cores, resultado de uma pesquisa que a artista paulistana faz desde 2003. Os desenhos foram produzidos em 2018 com óleo e grafite sobre papel. Foi a partir das pinturas que já fazia sobre placas acrílicas e sobre madeira que Renata começou a pensar o trabalho com o papel.

Sandra Antunes Ramos apresenta pinturas em pequenos formatos, que misturam tinta a óleo e costura sobre papel. Nas obras, ela trabalha tanto a questão pictórica, com blocos de cor, sua marca registrada, como rompe com isso, com linhas fluidas costuradas, que remetem ao corpo feminino. Pequenas e delicadas, as pinturas resultam de um processo de fazer lento e minucioso.
Todos os trabalhos reunidos na mostra “Ela disse: porque os vestidos transbordam de vento” serão apresentados pela primeira vez na cidade de Petrópolis.
Serviço
Exposição de arte contemporânea
Título: “Ela disse: porque os vestidos transbordam de vento”
Artistas: Célia Euvaldo, Elizabeth Jobim, Ester Grinspum, Renata Tassinari e Sandra Ramos
Abertura: 19 de outubro, às 19h
Visitação: sexta 19h – 22h / sábado 11h – 16h e 19h – 22h / Domingo 11h – 16h
Local: A2 + Mul.ti.plo
End.: Armazém das Videiras – Estrada Almirante Paulo Meira, 8.400, loja 5 – Petrópolis
Tel.: +55 24 2225-8802
http://multiploespacoarte.com