Neste domingo (10),o Lions Clube de Petrópolis Centro e o Clube de Castores de Petrópolis Marcos Senna promovem o Circuito Mais Saúde com Diabetes. O evento acontece na Praça Dom Pedro, das 9h às 12h, e reunirá esporte, lazer e cuidados em saúde para público de todas as idades, adultos e crianças. A expectativa dos organizadores é chamar atenção para a doença que hoje no Brasil atinge mais de 13 milhões de pessoas, ou seja, 6,9% da população.
O Circuito Mais Saúde com Diabetes terá um treinão com caminhada que sairá da Praça Dom Pedro sentido Rua do Imperador e no entorno da praça, uma feira de saúde será montada para assistir a população com atendimentos de 9h às 12h.
O presidente o Lions Clube de Petrópolis, Mauro Carneiro Senna, explica que o diabetes é uma doença que recorrente é abordada pelo clube em eventos e ações. “Os Leões de todo o mundo votaram para transformar o diabetes na nossa principal causa para o futuro. Depois que isso foi decidido, não perdemos tempo. Fomos direto ao trabalho, instruindo as comunidades sobre o assunto – ao mesmo tempo em que estabelecemos iniciativas e programas para melhorar a vida das pessoas que vivem com diabetes e ajudar a evitar que outras pessoas desenvolvam diabetes tipo 2”, disse.
De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Diabetes, o número de pessoas com a doença está crescendo. Em alguns casos o diagnóstico demora, favorecendo o aparecimento de complicações, por conta disso, ações globais são importantes para que a população fique atenta aos sintomas: vontade frequente de urinar, fome e sede excessivas, emagrecimento, fraqueza, fadiga, nervosismo, mudanças de humor, etc.
“Os números definem a necessidade. Estamos ajudando a informar o mundo sobre a necessidade de estudos, pesquisas, programas e iniciativas relacionadas ao diabetes. Nosso objetivo é reduzir essas estatísticas nos próximos anos por meio de ação, investimento e bondade. Mais de 422 milhões de pessoas no mundo inteiro estão vivendo com diabetes1. O Diabetes contribui com mais de 5 milhões de mortes por ano. 8ª principal causa de mortalidade no mundo. 1 em cada 3 regiões de baixa renda dizem ter a tecnologia para diagnosticar e gerenciar o diabetes 2”, alerta Wilson Douglas Gualberto, membro do Clube de Castores.
Atividades:
- Treinão (Caminhada/ Corrida) Apoio FB Assessoria de Corrida
- Atividades Físicas; (Academia Korper e o Projeto Agita Petrópolis)
- Orientação Nutricional; (equipe do Ambulatório Escola da Fase)
- Orientação sobre Diabetes; (equipe do Ambulatório Escola Fase)
- Pequenos Exames;( Hepatite: Ministério da Saúde, responsável Dra. Kycia Maria do Ó)
- Glicemia: Unimed,Drogaria Galanti , Laboratório Baffi
- Pressão Arterial (Lions Petrópolis Quitandinha e Centro)
- Recreação
- Organização e Logística do Evento (LC Petrópolis Centro e Clube de Castores de Petrópolis, Secretaria de Esportes e FB Assessoria de Corrida)