Mais de 200 funcionários das secretarias de Defesa Civil, Serviços, Obras, Assistência Social, Saúde, Meio Ambiente, Comdep, CPTrans e Guarda Civil continuam mobilizados em resposta à chuva desta última quarta-feira (8).
A Comdep fez a retirada de lama na Coronel Veiga e na Washington Luiz pela manhã – esse serviço contou com auxílio de uma miniescavadeira e de caminhões. Também houve raspagem na Rua Estados Unidos (Quitandinha). Na Rua Spartaco Banal (Cascatinha), na Amazonas e na Rio de Janeiro (Quitandinha), foi feita remoção de árvores que caíram.
A Secretaria de Serviços fez a limpeza no Bingen, próximo ao Sesi e na região do polo de moda do bairro, fazendo remoção de lama e lavagem da via com a caminhão-pipa.
Na comunidade Pedras Brancas (Mosela), a prefeitura fez aplicação de asfalto no trecho que foi danificado pela chuva, melhorando as condições de acesso ao local. Esse serviço também pelas ruas 24 de Maio e Rua Fonseca Ramos, no Centro.
Defesa Civil segue com equipes nas ruas
Desde a chuva de quarta, a Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias registrou 175 ocorrências. São 19 imóveis interditados, sendo oito na Rua Piauí, cinco na Rua Alagoas e mais um na Rua Rio de Janeiro, todos esses no Quitandinha. Também estão interditadas casas na Rua Atílio Marotti, no Retiro, Rua dos Ferroviários, no Alto da Serra, Estrada da Saudade, Alto Independência e Mosela.
Na Rua João Xavier, no Bingen, o pluviômetro registrou 96,4 milímetros de chuva em uma hora. No Dr. Thouzet o acumulado chegou a 85 mm no mesmo período. Todo o corpo técnico da Defesa Civil permanece nas ruas realizando os atendimentos. “Permanecemos em estado de atenção por causa da previsão de mais chuva para os próximos dias”, afirma o secretário de Defesa Civil, coronel Paulo Renato.
Equipes da Secretaria de Assistência Social estão atendendo os moradores que ficaram desalojados. Até o momento, 49 famílias foram atendidas no ponto de apoio do Quitandinha, na Rua Amazonas, que fica na Escola Municipal Stefan Zweig. E outras oito famílias em bairros como Mosela, Alto Independência e Estrada da Saudade. Todas as famílias estão alojadas em casas de parentes.
Desde o dia 2 de janeiro já são 435 ocorrências cadastradas e que estão sendo atendidas pelo corpo técnico da pasta. A Defesa ressalta que o trabalho está sendo feito da melhor maneira para atender os moradores no menor tempo possível. “São quase sete vezes mais chuva do que o esperado nos últimos dias. A população precisa estar atenta e ligar 199 em caso de ocorrência”, pede o secretário de Defesa Civil.