
Com casos já confirmados de Coronavírus no Brasil e mais de 600 sendo monitorados, o tema ganha cada vez mais relevância a ser discutido, principalmente sobre a conscientização a respeito da prevenção. Desta forma, a Universidade Católica de Petrópolis (UCP), por meio do curso de Biomedicina, vai promover dois encontros para debater o tema em diversas esferas. No evento, terá exibição do filme Contágio para nortear a discussão de conceitos fundamentais sobre epidemias virais.
Voltado a estudantes de graduação, de Ensino Médio e demais interessados no tema, o evento tem como objetivo promover conhecimento sobre os processos de identificação de um agente infeccioso; caracterizar as etapas de uma epidemia viral; e discutir sobre procedimentos de prevenção da infecção. A ideia é apresentar informações sobre o novo Coronavírus associado às infecções recentes na China.
Serão duas sessões, uma marcada para 14h30 com objetivo de atrair alunos do Ensino Médio. A partir da exibição do filme Contágio, as professoras biomédicas Rebeca Vazquez Novo Martins e Natalia Moysés vão esclarecer dúvidas e questões sobre epidemias virais, apresentando os conhecimentos descritos sobre o novo Coronavírus, bem como conceitos de prevenção de transmissão viral.
O CineBiomedicina da UCP acontece nesta terça-feira (10), às 14h30, e na quinta-feira (12), às 18h, no auditório do Campus Dom Cintra, que fica na Rua Barão do Amazonas, nº124 – Centro. Mais informações no site ucp.br.
Já o Cefet/RJ campus Petrópolis realiza três sessões da roda de conversa “Covid-19: conversando para se prevenir” nos dias 11 e 12 de março. O evento é gratuito e aberto ao público em geral.
A professora de Biologia da instituição, Daniela Frey – que já vem ministrando aulas sobre o assunto nas turmas do curso técnico em Telecomunicações integrado ao ensino médio do campus –, busca compartilhar informações confiáveis sobre a Covid-19 e abordar as ações de prevenção ao vírus.
Daniela Frey leciona biologia desde 1992. Ela é graduada em Ciências Biológicas pela Uerj, possui pós-graduação em Anatomia (Unesa), mestrado em Ensino em Biociências e Saúde (Fiocruz) e atualmente cursa doutorado no mesmo programa da Fiocruz.