Nos últimos dias, diversos órgãos e instituições divulgaram as medidas preventivas no combate ao coronavírus, de acordo com as orientações do Ministério da Saúde e demais autoridades sanitárias. Para facilitar o acesso às informações, reunimos todas as matérias que divulgamos a respeito abaixo, confira:
SAÚDE
Por determinação da prefeitura, ainda nas próximas semanas, entra em funcionamento uma unidades centralizada de atendimento aos pacientes com suspeita de coronavírus. Serão pontos de apoio de 40 metros quadrados montados no estacionamento do Centro de Especialidades Maria Célia Machado, que fica ao lado da UPA Centro, e funcionará durante 24 horas com equipe especializada contendo um médico, um enfermeiro, um técnico de enfermagem e um socorrista com ambulância. O protocolo do Ministério da Saúde aponta que são considerados casos suspeitos de coronavírus os pacientes que apresentem febre, tosse, dores no corpo, secreção nasal e histórico de viagem aos países onde já foram registrados casos de transmissão da doença entre pessoas.
O telefone do SAMU é o 192 e a população pode ligar para esclarecer dúvidas e obter mais informações. Saúde também está preparando o segundo andar do DIP com leitos específicos – caso seja necessário a internação mais grave de pacientes. Vale salientar que, em 80% dos casos, as pessoas podem ficar em quarentena domiciliar.
App “Coronavírus SUS”: para facilitar o acesso à informações sobre o Coronavírus (Covid-19) e combater a propagação de notícias falsas, o Ministério da Saúde desenvolveu o aplicativo “Coronavírus SUS” com dicas de prevenção, descrição de sintomas, formas de transmissão, mapa de unidades de saúde e até uma lista de notícias falsas que foram disseminadas sobre o assunto. Acesse os links para download aqui.
EDUCAÇÃO
O decreto do governador Wilson Witzel prevê medidas temporárias de prevenção ao contágio e enfrentamento de emergência em saúde pública estadual e internacional, decorrente do novo coronavirus, no âmbito do Estado. O decreto suspende por 15 dias as aulas, sem prejuízo da manutenção do calendário recomendado pelo Ministério da Educação nas unidades da rede pública e privada de ensino, inclusive nas unidades de ensino superior.
FMP/Fase: vai suspender as aulas presenciais de todos os cursos de graduação, pós-graduação e extensão pelo período de 15 (quinze) dias, a partir do dia 16 de março. Contudo, estão mantidas as atividades de estágio curricular/internato/residência médica, residência multiprofissional e em área profissional de saúde. Veja o comunicado completo com as orientações aos alunos aqui.
UCP: as aulas da Universidade, do Colégio de Aplicação e da Escola de Música UCP estão suspensas por 15 dias, a contar desta segunda-feira (16). Todas as atividades acadêmicas previstas neste período também foram adiadas e serão remarcadas posteriormente, mantidas por ora as atividades administrativas.
Estácio de Sá: as aulas presenciais de todos os campi do Estado do Rio de Janeiro estão suspensas pelo período de 15 dias.
Cefet RJ: suspensão das aulas e demais atividades de ensino, pesquisa e extensão, de segunda-feira (16/03) até sábado (21/03) em todos os campi da instituição.
Senac: suspensão de aulas e atividades de estágio supervisionado por 15 dias a partir do último sábado (14). As aulas do Programa Jovem Aprendiz estão suspensas durante o mesmo período em todas as unidades. As atividades práticas nas empresas estão mantidas. As empresas informarão aos jovens aprendizes, caso também decidam suspender suas atividades.
Rede estadual de ensino: a Seeduc (Secretaria de Estado de Educação) antecipará, para o dia 16 de março, o recesso escolar de julho. As aulas nas escolas serão interrompidas por 15 dias. A sede da Seeduc e as diretorias regionais em todo o estado funcionarão, neste período, em sistema de revezamento. Neste caso, cada responsável pelo setor definirá a escala de profissionais. Após esse período, o Gabinete de Crise avaliará a possibilidade – ou não – de prorrogar o prazo. Os conteúdos das aulas perdidas serão repostos conforme planejamento pedagógico das escolas.
Rede municipal e privada de ensino: as férias escolares serão antecipadas para a próxima terça-feira (17) e valem por 15 dias.
SETRANSPETRO
O Setranspetro informou que todas as empresas de ônibus da cidade estão intensificando, através de suas equipes de limpeza, o trabalho diário de higienização de toda a frota.
A nota ressalta que, com o surgimento do coronavírus, também é necessário que cada cidadão seja responsável por manter seus cuidados pessoais de higiene e prevenção, evitando a contaminação do vírus.
O Setranspetro disse ainda que as empresas de ônibus estão orientando aos colaboradores a adoção de práticas de prevenção, assim como a diminuição do contato com os passageiros. Com relação aos clientes, é preciso que todas as janelas dos ônibus fiquem abertas durante todo esse período.
CULTURA & LAZER
A prefeitura publicou decreto suspendendo pelos próximos 30 dias eventos e atividades com aglomeração de pessoas. A medida vale para todos os shows, feiras, eventos científicos, comícios, passeatas, – mesmo previamente autorizado pelo município -, e tem como foco prevenir o contágio e a propagação do coronavírus. Programas coletivos, como cinema (o Cinemaxx Mercado Estação e o Top Cine Hipershopping estão com as sessões suspensas por tempo indeterminado. Já o Cine Itaipava ficará fechado até o dia 28 de março), parques, teatro (a apresentação de Nando Viana foi adiada) e afins, também estão incluídos. A determinação começou a valer na última sexta-feira (13).
O Centro de Cultura Raul de Leoni está fechado para exposições, ensaios e visitas. Já a Biblioteca Municipal está funcionando para empréstimo de livros.
As aulas do Agita Petrópolis e da Academia da Saúde estão suspensas temporariamente. O Circuito Imperial de Lazer está mantido por acontecer ao ar livre.
O Museu Imperial resolveu fechar o complexo Palácio Imperial de Petrópolis (palácio e jardim), no período de 14 a 17 de março para a adequada adoção de protocolos de prevenção em favor da saúde dos visitantes e funcionários da instituição.
Sesc RJ: as unidades estarão fechadas durant 15 dias, contados a partir da última sexta-feira (13). As unidades hoteleiras funcionarão normalmente.
DEFENSORIA PÚBLICA
A Defensoria Pública do Rio de Janeiro (DPRJ) estabelece o trabalho remoto para quem faz parte de grupo de risco, cancela eventos em suas unidades e suspende o atendimento presencial aos usuários, exceto para casos específicos e urgentes. As medidas têm duração de 30 dias e começaram a valer a partir na última sexta-feira (13). Saiba mais aqui.
DETRAN
Os agendamentos diários serão reduzidos à metade para os serviços de identificação civil, habilitação e veículos, a partir do dia 20 de março. A medida valerá por 15 dias. Além disso, os exames de habilitação e ações de fiscalização da Operação Detran Seguro serão suspensos pelo mesmo período de 15 dias, a partir do dia 16.
Outro ponto decidido para evitar superlotação nas unidades é que a retirada de documentos de habilitação passará a ser feita com 50 senhas distribuídas nas unidades em três horários: às 8h, 12h e 14h. Atualmente o procedimento é realizado sem agendamento e por ordem de chegada.
Os serviços de Licenciamento Anual serão realizados apenas para quem está com o prazo vencido – ou seja, somente os referentes aos anos de 2019 ou anteriores. Os de 2020 estão suspensos, inclusive o licenciamento para os finais de placa 0, 1 e 2 que já está sendo prorrogado de 30 de abril para 30 de maio.
Leia o plano de contingenciamento completo do Detran nesta matéria.
LPD
Em consonância com a recomendação dos Poderes Executivo Federal, Estadual e Municipal, a Liga Petropolitana de Desportos comunica a suspensão de suas atividades por 15 dias, a contar a partir do dia 17 de março.
Todas as reuniões e arbitrais agendados para os próximos dias serão adiados e remarcados para uma data posterior. Anunciada a suspensão das atividades da LPD, o segundo jogo final do Campeonato Municipal de Futsal Sub-11 do ano passado, que teria a sua partida decisiva nesta quinta-feira (19/03), também será remarcada para uma nova data, assim que as atividades forem normalizadas.
A Liga Petropolitana de Desportos apoia qualquer ação que venha a prevenir a propagação do Coronavírus estando atenta a qualquer protocolo das Autoridades de Saúde e Órgãos Superiores a nossa Entidade.
ÁGUAS DO IMPERADOR
A concessionária solicita que os clientes evitem ir às lojas de atendimento e usem preferencialmente os canais de atendimento não-presencial (0800 742 0422 ou www.aguasdoimperador.com.br).
Serviços como: emissão de segunda via de conta, quitação de débito, verificação de histórico de consumo e negociação de débitos podem ser solicitados normalmente por esses canais.
DETRO
Foi publicada, no Diário Oficial desta terça-feira (17), a Portaria DETRO/PRES. n° 1518, que dispõe sobre a proibição da circulação de veículos das modalidades REGULAR, FRETAMENTO E COMPLEMENTAR, entre a Região Metropolitana (RMRJ) e os demais municípios do Estado do Rio de Janeiro. A portaria tem validade de 15 dias consecutivos ou até a revogação do Decreto Estadual n° 46.970.
O transporte intermunicipal realizado dentro da Região Metropolitana continuará sendo operado com os passageiros podendo ser transportados somente SENTADOS. Já o transporte entre os municípios do interior continuará ocorrendo normalmente.
A medida foi tomada considerando que a maior parte dos casos da COVID-19 no estado está concentrada na Região Metropolitana. Os passageiros com bilhetes emitidos para os municípios com restrição, com validade posterior à data da portaria, serão ressarcidos pelas respectivas empresas.
São considerados municípios da Região Metropolitana: Rio de Janeiro, Niterói, São Gonçalo, Itaboraí, Maricá, Magé, Tanguá, Rio Bonito, Guapimirim, Cachoeira de Macacu, Paracambi, Japeri, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Belford Roxo, São João de Meriti, Mesquita, Nilópolis, Queimados, Seropédica, Itaguaí e Petrópolis.
*Matéria atualizada em 17/03, às 14h35