Nessa semana, o município recebeu o sexto lote de vacinas contra a gripe. As 7.400 doses vão dar continuidade à campanha iniciada no último dia 23 de março em toda a cidade. Até o momento foram imunizados, aproximadamente, 39 mil idosos e 6 mil agentes de saúde de Petrópolis, representando um total de 89.7%, da meta de 90%. Nesta quinta-feira (16) começa a vacinação de mais um grupo, composto por profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens entre 12 e 21 anos sob medidas socioeducativas, caminhoneiros, profissionais de transporte coletivo e trabalhadores portuários. A partir de 9 de maio será a vez dos professores de escolas públicas e privadas, das crianças de 06 meses a menores de 06 anos de idade, gestantes, puérperas, povos indígenas, adultos com idade entre 55 e 59 anos e pessoas com necessidades especiais.
Mesmo com o início do segundo grupo, idosos que ainda não conseguiram se vacinar nos postos de saúde poderão ser imunizados. “Eles podem procurar uma unidade de saúde próximo às suas residências e fazer a vacinação sem problemas. Todos os postos, com exceção de Araras, já foram abastecidos, mas a situação da unidade vai ser resolvida com a visita de um técnico para verificar a geladeira. Pedimos, novamente, para que os idosos que agendaram a vacinação em casa através do 0800 092 1234 aguardem a visitação dos agentes. Estamos realizando o trabalho por bairros e até dia 22 de maio vamos conseguir atender a todos”, garantiu a coordenadora do Núcleo de Vacinação do Município, Simone Sisnando.
Até o momento, Petrópolis recebeu o total de 64.200 doses da vacina e espera receber mais 52.080 unidades. Vale lembrar que devido à baixa procura pelos postos que possuem terceiro turno, a Secretaria de Saúde reduziu o atendimento para, apenas, as unidades do Centro de Saúde (vacinação até 19h), UBS Itaipava (ginecologia até 19h30) e UBS Quitandinha (segundas e quartas até 19h com consultas de clínica médica). Os pontos de vacinação por Drive Thru não serão mais reabastecidos.