Saúde

Trabalho original realizado no CTO testa funcionários da instituição para Covid-19

Referência no tratamento de pacientes portadores de neoplasias, foi realizado no Centro de Terapia Oncológica (CTO) um trabalho original com todos os funcionários, que contribuiu para uma avaliação científica bem como medida de proteção para os pacientes oncológicos e seus familiares. O trabalho pioneiro em Screening da COVID-19 (SARS-CoV-2) em Oncologia foi publicado na plataforma internacional “Scientific Eletronic Library Online” (SciELO).

De acordo com a médica oncologista, Carla Ismael, foi feito um exame sorológico (IgG e IgM, que serve para indicar se o organismo já teve contato com algum agente infeccioso) da Covid-19 em todos os funcionários do CTO, permitindo a identificação de pessoas que estavam com o vírus. De 60 pessoas, quatro testaram positivo para Covid-19; e destes quatro, três não apresentavam nenhum sintoma. Desta forma, os assintomáticos foram isolados por 14 dias e o que apresentava os sintomas da doença, também fez o exame da Covid-19 nasal (RT-PCR) que demonstra a presença do vírus no organismo, ficando isolado por 21 dias.

“Os números que foram registrados aqui no CTO representam 7% do nosso quadro total de funcionários, isso significa que toda a nossa equipe de saúde pode ficar tranquila e trabalhar com tranquilidade. Evitamos a transmissão do vírus com o isolamento dos funcionários que testaram positivo e, desta forma, podemos trabalhar com tranquilidade. Pedimos aos pacientes que não deixem de fazer seus tratamentos”, informa Carla Ismael.

A equipe do CTO está trabalhando normalmente e de acordo com Ismael, nenhum dos pacientes atendidos na instituição se contaminou pela Covid-19.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização (contato@aconteceempetropolis.com.br).