Nesta sexta-feira (19), a prefeitura informou que o boletim da semana epidemiológica mostra queda relevante no número de contaminados em Petrópolis. Segundo dados, o pico de contágio ocorreu na 20ª semana. Um mês após, índice teve diminuição de 94.1%.
“Temos percebido que nossos esforços têm dado resultado. Nossa meta de salvar vidas vem sendo alcançada. A queda dos números de internação, hoje em 18.9% nas UTIs, e queda das taxas de contaminação estão deixando bem claro que Petrópolis está no caminho certo. Vamos continuar trabalhando para que a população não sofra, mas continuo alertando a todos para que a flexibilização não seja vista como o fim dos problemas. O vírus ainda está aí e todo o cuidado é pouco”, afirmou o prefeito Bernardo Rossi.
Vale lembrar que os números da semana epidemiológica não podem ser comparados aos que são divulgados diariamente nos boletins oficiais da prefeitura. “Todas as situações são definidas a partir das notificações. Caso, por exemplo, um teste seja feito hoje, mas a notificação tenha sido realizada na 20ª semana epidemiológica, o resultado será confirmado e lançado na mesma semana (20ª), mas será divulgado hoje no nosso boletim. Outro exemplo que podemos citar é o caso de recebimento de dez resultados por parte do Lacen (Laboratório do Estado RJ). Todos os dez serão lançados hoje no nosso boletim porque ele é diário e, em contrapartida, serão contabilizados para a semana epidemiológica correta, que pode ser de semanas ou meses atrás”, explicou a secretária de saúde, Fabíola Heck.
A secretária afirma, ainda, que “semana epidemiológica, corresponde exclusivamente à data em que os exames são realizados. Pacientes que tiveram seus resultados confirmados e lançados no boletim de ontem, por exemplo, podem ter tido seus exames coletados ainda em maio, ou seja, em uma das 4 semanas epidemiológicas daquele mês.