Neste sábado (20), em reunião virtual com secretários municipais que analisou o enfrentamento ao coronavírus na cidade, o prefeito Bernardo Rossi anunciou a flexibilização de mais setores de comércio e serviços a partir de segunda-feira (22). De acordo com a prefeitura, o principal motivo para a retomada dessas atividades é a queda na ocupação de leitos de UTI em Petrópolis, que alcançou 19,83%, e de leitos clínicos, com 23,21% neste sábado (20.06). Também na reunião virtual, ficou determinado que restaurantes poderão retomar atendimento presencial de clientes a partir de quinta-feira (25), sem self-service e com metade da capacidade.
Outra decisão tomada neste sábado é que a prefeitura vai estudar, com representantes da Rua Teresa e do setor de hotelaria, a possibilidade de flexibilizar o controle sanitário realizado nas entradas da cidade. Cabe ressaltar, no entanto, que até essa decisão, o controle sanitário continua sendo realizado da mesma maneira, impedindo a chegada de veículos vindos de outros municípios ou estados.
Também vale destacar que todos os estabelecimentos que vão reabrir na segunda-feira e os restaurantes deverão seguir rígidas normas de atendimento e de higiene definidas pela Vigilância Sanitária.
“Nós temos um compromisso muito claro com a saúde do petropolitano. Desde o início do enfrentamento da pandemia na nossa cidade, todas as nossas ações têm caminhado nesse sentido, de garantir a saúde de todos. E temos sido muito bem sucedidos nesse trabalho. Fomos uma das primeiras cidades a adotar medidas para combater o coronavírus e continuamos nessa luta. Estamos ampliando a testagem, estamos trabalhando para oferecer mais leitos de UTI e para garantir que o petropolitano vai encontrar o atendimento necessário, temos duas unidades públicas dedicadas ao tratamento de pessoas com Covid-19 (Hospital Nelson de Sá Earp e a UPA Vermelha) e adotamos uma série de medidas para evitar aglomerações e incentivar a higienização”, afirma o prefeito Bernardo Rossi.
Petrópolis conta, hoje, com 116 leitos de UTI, com 19,83% de ocupação (dados deste sábado). O município também está ampliando a testagem da população, fazendo uma média de 23 testes por dia atualmente. Essas ações somadas a outras, como a proibição de eventos e aulas, uso obrigatório de máscaras, foram decisivas para que caísse o número de casos na cidade: 94,1% de maio para junho.
“Tudo isso nos coloca um passo a frente na luta contra o coronavírus e nos permite pensar em avançar para retomada da normalidade. Mas cabe ressaltar que nós continuamos tendo a saúde como principal motivador das nossas ações, ou seja, se for necessário, poderemos recuar nesses passos de reabertura da cidade para a segurança da população”, ressalta o prefeito.
Nesta etapa, estão autorizados os seguintes serviços:
-Laboratórios de cursos superiores e técnicos
-Lojas de utensílios domésticos
-Lojas de produtos naturais
-Pet shops
-Comércio de plantas e flores
-Lojas de brinquedos
-Lojas de departamentos e magazines
-Lojas de variedades
-Aula de tênis individualizadas
-Serviços administrativos e secretarias* de universidades, escolas particulares, cursos de idiomas e profissionalizantes
*aulas não liberadas
-Serviços essenciais: água, luz, telefonia, internet e gás
Boletim deste sábado (20/06)
A Secretaria de Saúde recebeu neste sábado mais um resultado conclusivo de óbito pela Covid-19 em Petrópolis. Trata-se de um homem, de 43 anos e morador do Centro. Deu entrada no PSLS em 17/06 e faleceu em 19/06 no HNSA. Segundo atestado de óbito, paciente não tinha comorbidades.
Até o momento foram analisados 1852 casos na cidade. Deste total, 655 resultaram negativo, 1129 positivos e 68 estão em análise. Há 68 pacientes internados na cidade (37 em leitos clínicos e 31 em UTI), podendo ser casos positivos ou ainda em investigação esperando o resultado do teste. Até o momento são 467 pessoas recuperadas do coronavírus e 93 óbitos confirmados. Esse número se refere às pessoas que estiveram internadas nas unidades hospitalares da cidade ou que se mantiveram em isolamento domiciliar e que, hoje, não apresentam mais os principais sintomas da doença.
Hoje o município contabiliza pelo SUS 23,21% dos leitos clínicos e 19,83% de UTI ocupados com pacientes infectados com coronavírus.
*Matéria atualizada às 20h50