Nesta última quinta-feira (30), um projeto para implantar uma nova área de lazer em Cascatinha foi apresentado ao prefeito Bernardo Rossi. O objetivo é aproveitar uma área da Companhia Petropolitana para uma ciclovia, uma praça, um parquinho infantil e uma academia ao ar livre. O vereador Marcelo Chitão foi quem apresentou a ideia.
Um projeto básico já foi aprovado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), uma vez que o local possui tombamento pelo órgão, e agora precisa ser detalhada para nova análise. Com isso, o município vai buscar viabilizar o projeto.
“Temos um longo caminho para percorrer até essa ideia sair do papel, mas esse foi o primeiro passo. Temos agora um projeto básico, é preciso o projeto executivo agora para ser apresentado para a Secretaria de Obras e novamente para o Iphan. Esse projeto pode aproveitar um espaço que não é usado e ser um novo espaço para os moradores. Vamos tentar viabilizar essa ideia”, destaca o prefeito, que teve acesso ao projeto junto com o secretário de Obras, Ernane Dias, e a secretária de Serviços, Karina Bronzo, além da concessionária Águas do Imperador.
A Companhia Petropolitana de Tecidos foi criada no século XIX e foi uma das fábricas mais importantes da história do município, com uma grande colônia de imigrantes italianos trabalhando no local, mas faliu quase um século depois da fundação. Desde 1981, a área possui tombamento pelo Iphan.
“A ideia é fazer esse espaço como um parque para a população poder usar para lazer, para atividades físicas”, explicou o vereador Marcelo Chitão.
O prefeito Bernardo Rossi sinalizou que pode buscar apoio ao projeto junto a iniciativa privada em parceria com a Secretaria de Obras, de Serviços e da Comdep.