Recentemente, a Associação Brasileira do Setor de Bicicletas (Aliança Bike) e a Associação dos Ciclistas de Petrópolis (Acipe) assinaram um ofício contendo dez propostas para estimular o uso e o mercado de bicicletas em Petrópolis, e o encaminharam à prefeitura e à Câmara. Dentre as iniciativas, destaca-se a criação de áreas voltadas para a prática do ciclismo como esporte e lazer, bem como a ampliação da estrutura viária para oferta ciclovias e ciclofaixas para quem utiliza a bicicleta como meio de transporte.
A campanha é uma iniciativa da Aliança Bike e tem o objetivo de incentivar cada vez mais o uso da bicicleta. Ela foi adotada pela Acipe, que acredita que a aplicação das medidas através de políticas públicas de incentivo ao uso da bicicleta é fundamental, especialmente em função da pandemia do novo coronavírus, em que o modal de transporte aparece como alternativa para evitar a aglomeração no transporte público. “Através da apresentação destas propostas claras e objetivas, esperamos ousadia e coragem na implementação de políticas públicas que incentivam o uso da bicicleta cada vez mais em nossa cidade”, diz Isabella Guedes, presidente da Acipe.
Entre as medidas de incentivo, estão o investimento em cicloturismo e na infraestrutura para permitir que trabalhadores utilizem a bicicleta para fazer entregas, por exemplo. “O texto apresenta um conjunto de medidas bem-sucedidas em várias cidades no mundo visando garantir um novo patamar para a bicicleta enquanto veículo, cujo uso tem sido indicado por diversos especialistas e entidades do meio científico, como a Organização Mundial da Saúde (OMS), quer seja como meio de transporte, lazer e ou atividade física”, reforça Isabella.
Com o encaminhamento do ofício e as dez propostas, a Acipe espera que o setor público busque condições de executar e efetivar o que está dentro do alcance da esfera pública municipal.
Quais são as 10 propostas?
- Ampliar a rede de ciclovias, ciclofaixas, bicicletas compartilhadas e bicicletários permanentes, além de permitir maior acesso de bicicletas ao transporte coletivo (intermodalidade).
- Reduzir a carga tributária sobre as bicicletas, para que a população tenha acesso a bicicletas mais baratas e de maior qualidade.
- Criar uma rede extra de ciclovias e ciclofaixas temporárias para auxiliar os trabalhadores de atividades essenciais durante a pandemia e no processo de saída dela.
- Criar uma linha de crédito atrativa, junto aos bancos públicos, para financiamento de aquisição de bicicletas e bicicletas elétricas pela população.
- Distribuir um voucher de R$ 100,00 para custear especificamente a revisão e o conserto de bicicletas usadas pela população.
- Alterar legislação trabalhista para obter pleno reconhecimento da bicicleta como meio de transporte por trabalhadoras e trabalhadores, incluindo a manutenção do vale-transporte pelo uso de bicicleta.
- Criar uma política de ciclologística para estimular e dar segurança às entregas feitas em bicicletas – desde sempre consideradas um serviço essencial.
- Criar políticas públicas para desenvolvimento do cicloturismo, como forma de aquecer o turismo com segurança e distribuição de renda.
- Ofertar mais áreas para o ciclismo esportivo e para o lazer.
- Criar um programa de fortalecimento da economia verde, estimulando setores produtivos que contribuem ativamente para o combate às mudanças climáticas.
Quem é a Aliança Bike?
A Associação Brasileira do Setor de Bicicletas (Aliança Bike) foi criada em 2003 e formalizada em 2009, sendo uma associação que tem como missão fortalecer a economia da bicicleta e o seu uso por brasileiros, atuando em diversas frentes de trabalho para promover o uso de bicicletas como transporte, esporte e lazer.