Internado às pressas no Hospital Unimed Petrópolis em março deste ano, Rafael Louro não sabe ao certo como contraiu a doença, mas os agravos provocados pela Covid-19 ainda estão presentes em sua memória e de seus familiares. A esposa de Rafael, Cíntia Hutter explica que foi essencial o apoio fornecido pelas equipes do hospital durante o período de internação de Rafael. Ele passou 28 dias internado, sendo que 25 deles, em estado grave na UTI.
“Ele ficou em estado grave e o medo da perda era muito grande, mas eu contei com o apoio dos profissionais que cuidaram dele e tive muita fé para que tudo ficasse bem”, relata Cíntia Hutter.
Apesar de ter recebido alta há 4 meses (confira o vídeo que ele gravou após a alta no final da matéria), Rafael Louro ainda não está 100% recuperado da Covid-19. O fato de ter ficado entubado por muitos dias provocou algumas limitações que ainda o impedem de ter uma vida “normal”. “Eu ainda não me recuperei totalmente, e por isso, faço fisioterapia respiratória e reabilitação motora. Mesmo com essas dificuldades, agradeço a Deus e aos profissionais, que lutaram pela minha vida”, conta Rafael.
Rafael Louro completou mais um ano de vida em maio e conta que a comemoração da data foi a realização de um desejo – se reunir com os familiares. “Foi um momento muito importante para mim, pois eu pude passar o dia perto do meu filho e minha família. Muitas pessoas não acreditam na gravidade desse vírus, mas adotar as medidas preventivas é essencial. Acordar todos os dias é uma grande vitória”, disse Rafael.
O presidente da Unimed Petrópolis, Rafael Gomes de Castro, alerta aos clientes e a população de Petrópolis quanto a gravidade da infecção provocada pela Covid-19. “Temos pacientes que dão entrada pouco sintomáticos, mas que podem se agravar na evolução da doença. Como também atendemos os pacientes que já chegam graves, que necessitam de cuidados intensivos e que, por muitas vezes, acabam passando por um longo período de recuperação pós alta hospitalar, devido à agressividade deste vírus, por conta disso, precisamos alertar a todos que esse vírus não tem cura e que o uso de máscaras e a higienização correta das mãos salvam vidas”, conclui Rafael Gomes de Castro.
Mais em: Confira a página que fizemos somente com notícias sobre a Covid-19
Boletim Covid-19
Nesta última segunda-feira (17), a Secretaria de Saúde recebeu mais um resultado confirmando o falecimento pela Covid-19 em Petrópolis. Trata-se de uma mulher, de 57 anos, moradora da Mosela. Ela havia sido internada no dia 12 de agosto e faleceu no dia seguinte na UPA Centro. Ela tinha hipertensão arterial e diabetes. Com esta nova confirmação, o número de óbitos sobe para 159 no município.
Até o momento foram realizados 22.336 testes na cidade. Deste total, 17.402 resultaram negativo, 4.797 positivos e 137 estão em análise, entre PCR e testes rápidos. Há 75 pacientes internados na cidade (32 em leitos clínicos e 43 em UTI), podendo ser casos positivos ou ainda em investigação esperando o resultado do teste. Até o momento são 1.153 pessoas recuperadas do coronavírus. Esse número se refere às pessoas que estiveram internadas nas unidades hospitalares da cidade ou que se mantiveram em isolamento domiciliar e que, hoje, não apresentam mais os principais sintomas da doença.
Hoje o município contabiliza pelo SUS 18,52% dos leitos clínicos e 31,68% de UTI ocupados com pacientes infectados com coronavírus.
https://www.instagram.com/tv/B_YB0sGBGTu/