Com o plano de flexibilização iniciado há alguns meses, gradualmente diversas atividades foram retornando, mas outras ainda aguardam autorização, e isso vem gerando dúvidas principalmente em pessoas de outros municípios que têm a intenção de visitar Petrópolis. Afinal, pessoas de fora podem entrar na cidade? O que está funcionando? Vai ter Natal Imperial?
Com o objetivo de esclarecer algumas dessas questões, selecionamos as perguntas que mais temos recebido nas nossas redes sociais:
A cidade está fechada para visitantes?
No início deste mês de outubro, Petrópolis entrou em período de teste para a flexibilização do controle sanitário nas entradas da cidade, baseado nas notas técnicas da Secretaria de Saúde e da Vigilância Sanitária. Isso significa que pessoas de outros municípios podem entrar na cidade sem a necessidade de voucher. Entretanto, as “barreiras sanitárias” permanecem com a aferição de temperatura. Além disso, motoristas ou passageiros que apresentem sintomas respiratórios serão orientados a retornarem.
A flexibilização continua condicionada à taxa de ocupação dos leitos. Vale ressaltar que este é um período de testes, caso o número chegue a 70%, o município poderá voltar atrás na decisão e a prefeitura não descarta, inclusive, um possível lockdown. Você pode acompanhar diariamente os boletins epidemiológicos neste link.
Quais pontos turísticos estão funcionando?
Embora os atrativos turísticos já tenham permissão para reabertura, o Museu Imperial, Palácio Rio Negro e Sesc Quitandinha ainda não tem data para reabrir.
Entretanto, já estão em funcionamento: Tour Cervejeiro da Bohemia, Museu de Porcelana, Museu de Cera, Casa da Ipiranga, Museu Casa de Santos Dumont, Casa do Colono, Trono de Fátima, Parque Cremerie e Parque de Itaipava.
Vai ter Natal Imperial?
Todos os grandes eventos com aglomeração estão suspensos no município. Quando perguntamos se haveria iluminação natalina, em nota, a prefeitura reiterou e disse que “no momento o evento está suspenso.”
Qual o horário de funcionamento do comércio?
O comércio do Centro Histórico funciona das 9h às 19h. Rua Teresa e ruas adjacentes, das 9h às 18h.
*Matéria atualizada em 7/12, às 19h30