A licitação para execução do Projeto Básico de recuperação da RJ-107, conhecida como a Serra Velha, foi homologada pelo Governo do Estado, na última semana. No último ano, o então prefeito Bernardo Rossi havia anunciado que o projeto final seria apoiado pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro. A conclusão da licitação do Projeto Básico é uma iniciativa do governador em exercício Cláudio Castro.
O processo publicado em Diário Oficial pela Secretaria de Estado de Cidades prevê a execução de serviços técnicos especializados visando à elaboração de Projeto Básico de Engenharia Rodoviária destinado à restauração e recuperação do pavimento, drenagem e OACs, sinalização horizontal e vertical, além da preservação do Patrimônio Histórico e Cultural na rodovia. O trecho contemplado será de 11,5 quilômetros, entre a fábrica de pólvora do Ministério do Exército e o conjunto residencial Grão Pará.
Deterioração da Serra Velha é reclamação de décadas dos moradores
Durante décadas, moradores da região acompanharam e sofreram com a deterioração total da RJ-107. As reclamações giram em torno principalmente do estado da pavimentação, que chegou a condições precárias e dificulta o tráfego de ônibus e demais veículos.
Nos últimos anos, a articulação política entre a prefeitura e o DER rendeu um trabalho conjunto para melhorar as condições da Serra Velha. O órgão estadual chegou a ceder 15 toneladas de asfalto para que o município realizasse o serviço na Lopes Trovão.
O avanço das etapas quanto à recuperação e restauração efetiva da via é uma demanda muito aguardada pela população pela esperança de sanar a necessidade constante de intervenções pontuais no local.