O Museu Imperial recebeu uma doação de 40 totens de álcool em gel através do projeto “#Numerosqueimportam” do banco de investimento BTG Pactual. Os kits de higienização ficarão espalhados por todo o Complexo Museu Imperial visando a prevenção do novo coronavírus.
Alguns dos kits recebidos já estão em uso pelos servidores e colaboradores da instituição. O quadro efetivo de funcionários retornou ao trabalho presencial escalonado no último dia 18 de janeiro, porém, ainda não há previsão de reabertura do museu ao público.
Em suas redes sociais, continua o aviso divulgado em abril do ano passado: “Apesar da liberação da Prefeitura Municipal de Petrópolis para a retomada das atividades turísticas, não há previsão para a reabertura do Museu Imperial. Aguardamos a autorização do nosso órgão central, o Instituto Brasileiro de Museus, autarquia federal vinculada à Secretaria Especial da Cultura/Ministério do Turismo, para retomar as atividades presenciais. No momento, a equipe do Museu Imperial trabalha na implantação de seu protocolo sanitário, que será divulgado em breve.“
Enquanto isso, os conjuntos do acervo do Museu Imperial podem ser consultados na plataforma Google Arts and Culture: https://artsandculture.google.com/partner/museu-imperial e/ou no portal da instituição http://museuimperial.museus.gov.br/