Com a chegada do primeiro lote de vacinas Pfizer/Biontech nesta última segunda-feira (24/05), naturalmente as pessoas podem ter algumas dúvidas em relação à vacina, que foram esclarecidas pelo próprio laboratório.
Mais em: Novo estudo confirma efetividade das vacinas da Pfizer e AstraZeneca na redução de hospitalizações
Confira abaixo:
Qual é o mecanismo de ação da vacina da Pfizer e Biontech contra a Covid-19? Como ela funciona?
A vacina é baseada em mRNA, que usa RNA mensageiro sintético, que auxilia o organismo do indivíduo a gerar anticorpos contra o vírus. Pode ser desenvolvida e fabricada mais rapidamente do que as vacinas tradicionais. A Pfizer selecionou essa tecnologia de vacina baseada em mRNA devido ao seu potencial de alta resposta, segurança e capacidade de rápida produção. A tecnologia de mRNA pode ainda ser estratégica para cenários de pandemias e epidemias devido à agilidade em modificação do antígeno codificado caso necessário, bem como a potencialidade de realização de doses de reforço. A técnica, na qual apenas um pedaço de material genético é usado em vez de todo o vírus, nunca havia sido feita antes.
Quais as características desta tecnologia?
A vacina da Pfizer e da BioNTech contra a Covid-19 é baseada no RNA mensageiro, ou mRNA, que ajuda o organismo a gerar a imunidade contra o coronavírus, especificamente o vírus SARS-CoV-2. A ideia é que o mRNA sintético dê as instruções ao organismo para a produção de proteínas encontradas na superfície do vírus. Uma vez produzidas no organismo, essas proteínas (ou antígenos) estimulam a resposta do sistema imune resultando, assim, potencialmente em proteção para o indivíduo que recebeu a vacina.
Quais os requisitos para armazenamento desta vacina?
A vacina pode ser armazenada a temperatura -90º C a -60º C por até 6 meses, entre -25º C a -15º C por um período único de 2 semanas e em temperatura de refrigerador entre 2º C a 8º C por 5 dias. Para possibilitar o transporte aos diferentes países ou locais de aplicação, a Pfizer desenvolveu uma embalagem com potencial de armazenamento da vacina na temperatura necessária a base de gelo seco. Nesta embalagem, os frascos de vacina podem ser mantidos por até 30 dias, desde que a correta manutenção do gelo seco seja realizada.
Obs.: Dentro das ações de planejamento e infraestrutura para receber as vacinas Pfizer/Biontech, a Secretaria de Saúde de Petrópolis já dispõe de um freezer para o armazenamento da vacina na temperatura indicada – 15ºC a -25ºC graus. A disponibilização do equipamento é fruto de uma parceria público privada e foi cedido pelo Banco de Sangue do Hospital Santa Teresa. De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde, esta primeira remessa não exigirá o uso deste freezer, porque será envida aos municípios já descongelada, devendo ser mantida na temperatura 2ºC a 8ºC. Após o descongelamento, a Pfizer/Biontech deve ser utilizada em cinco dias.
A vacina pode ser administrada com um intervalo maior entre a 1ª e a 2ª dose?
Para que o esquema vacinal seja completo, devem ser aplicadas duas doses da vacina, com um intervalo maior ou igual a 21 dias (de preferência 3 semanas) entre a primeira e a segunda dose.
As indicações sobre regimes de dosagem ficam a critério das autoridades de saúde e podem incluir recomendações seguindo os princípios locais de saúde pública.
Obs.: De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Petrópolis, o intervalo entre a aplicação da primeira e segunda dose da Pfizer/Biontech é de 12 semanas – 3 meses.
Qual é a eficácia da vacina após a 1ª dose?
Os dados do estudo de Fase 3 demonstraram que, embora haja proteção parcial após cerca de 12 dias da primeira dose, são necessárias duas doses da vacina para que o potencial máximo de proteção contra a doença seja atingido.
Os resultados de eficácia global da vacina, de 95%, foram aferidos a partir de 7 dias da segunda dose do esquema vacinal.
Para esclarecimentos sobre indicação, modo de uso, contraindicações e composição, clique aqui e acesse a bula.