Com 75% das vacinas Pfizer/BioNTech utilizadas em três dias, a Secretaria de Saúde conclui nesta sexta-feira (28) a aplicação do primeiro lote do imunizante, que chegou à cidade na última segunda-feira (24/05) e cujo prazo para utilização após o descongelamento é de cinco dias.
Mais em: Principais perguntas e respostas sobre a vacina da Pfizer
“A equipe da Epidemiologia fez todo um planejamento e uma logística para que não houvesse perdas, uma vez que as vacinas foram enviadas pela Secretaria de Estado já descongeladas e precisam ser utilizadas até esta sexta, respeitando o prazo estabelecido pelo fabricante”, explica o secretário de Saúde Aloisio Barbosa da Silva Filho, lembrando que o planejamento é feito a cada nova remessa de vacinas que chega à cidade.
As últimas doses restantes da Pfizer utilizadas nesta sexta serão aplicadas em pessoas cadastradas para a data em diferentes postos de vacinação da cidade.
O primeiro lote de vacinas Pfizer, contendo 2.340 doses do imunizante, chegou à cidade na manhã de segunda-feira (24.05). A aplicação do novo imunizante vem sendo feita em paralelo à utilização da vacina AstraZeneca, que também estará disponível nos pontos de vacinação.
“Para evitarmos perdas de doses, a equipe do setor Epidemiologia fez um planejamento diferenciado. Isto foi necessária uma vez que, após aberto o frasco, a vacina Pfizer deve ser aplicada em um prazo máximo de seis horas. É importante que as pessoas saibam que todas as vacinas que estão sendo usadas têm eficácia comprovada e são aprovadas pela Anvisa”, pontua o Secretário de Saúde Aloísio Barbosa da Silva Filho.
Até quinta-feira (27), 81.166 pessoas foram vacinadas em Petrópolis e 34.117 delas receberam a segunda dose do imunizante. A Secretaria de Saúde frisa que segue os critérios do Plano Nacional de Imunização do Ministério da Saúde, com ampliação de faixas etárias sendo feita de acordo com a quantidade de primeiras doses que chegam a cidade. Para receber a vacina é necessário estar cadastrado junto à Secretaria de Saúde. As informações devem preenchidas no site da prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br).
Confira quem pode se cadastrar para tomar a vacina contra a covid-19 no momento:
– Pessoas com comorbidades (listadas no Plano Nacional de Imunização) maiores de 40 anos;
– Trabalhadores da Saúde a partir de 30 anos;
– Pessoas com síndrome de down maiores de 18 anos;
– Pessoas com autismo maiores de 18 anos;
– Pessoas com paralisia cerebral maiores de 18 anos;
– Pacientes renais crônicos em diálises maiores de 18 anos;
– Pessoas com deficiência permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) com mais de 40 anos;
– Idosos com mais de 60 anos.