Saúde

Município inicia cadastro para vacinação contra a Covid de pessoas a partir de 40 anos

Neste domingo (18), o município inicia o cadastro de vacinação contra a Covid-19 para pessoas a partir de 40 anos, sem comorbidades, que começam a ser vacinadas na segunda-feira (19). A nova etapa foi definida após a chegada de uma nova remessa de vacinas. Neste momento serão liberadas 5 mil vagas, número que corresponde à quantidade de doses recebidas. Para receber a vacina é necessário fazer o cadastro no site da prefeitura. A Secretaria de Saúde segue vacinando os demais grupos já contemplados dentro do Plano Nacional de Imunização contra a Covid-19. A prefeitura mantém 10 postos de vacinação distribuídos nos cinco distritos.

O prefeito interino Hingo Hammes lembrou que a meta é chegar ao fim do mês com a vacinação de pessoas a partir dos 35 anos. “Estamos abrindo mais um ponto de vacinação no Bingen, no Esporte Clube Magnólia. Assim ampliamos nossa capacidade de atendimento”, detalhou. É importante, no entanto, que todos lembrem que o número de vagas para a vacinação corresponde sempre ao número de doses recebidas. Isso garante que todos os que agendarem a vacinação encontrarão a sua dose no local escolhido.

O secretário de Saúde, Aloisio Barbosa, frisou a importância de todos atenderem os chamados para a vacinação. “A vacina é o principal instrumento que temos para o controle da pandemia. Sua eficácia vem se comprovando com a redução sustentada que observamos há 45 dias nas demandas por atendimentos e internações de pacientes com Covid”, frisou, acrescentando que este resultado não acaba com a necessidade de medidas de prevenção.

“É importante que as pessoas continuem respeitando as medidas de prevenção. Mesmo quem tomou vacina não deve relaxar. Ainda é preciso usar a máscara, lavar bem as mãos – quando isso não for possível, usar o álcool em gel – e evitar as aglomerações. Precisamos que cada pessoa continue fazendo  a sua parte para que possamos superar esta pandemia, porque ela ainda não acabou”, destaca.

A campanha de imunização contra a Covid-19 segue em pontos instalados nos cinco distritos. Em caso de dúvidas é possível utilizar o WhatsApp da Saúde – assistente virtual que fornece informações sobre a vacinação, locais de atendimento a pacientes com sintomas da doença e boletins. O atendimento está disponível pelo número (24) 99200-1428

Gestantes e lactantes

A Secretaria de Saúde de Petrópolis segue a orientação da Secretaria de Estado de Saúde para a aplicação da segunda dose da vacina Pfizer em gestantes que receberam a primeira dose do imunizante do laboratório AstraZeneca. Em Petrópolis, 20 gestantes receberam a primeira dose da vacina AstraZeneca. Os prazos para a aplicação da segunda dose destas gestantes ainda não venceram. O departamento de Epidemiologia da Vigilância em Saúde disponibiliza vacinas da Pfizer para segunda dose nos dois pontos de referência para a vacinação de gestantes no município: UCP da Rua Benjamin Constant, no Centro e Parque Municipal, em Itaipava.

O município também ampliou a vacinação para lactantes, passando a imunizar aquelas que amamentam bebês menores de 2 anos – até então tinham direito à imunização, mulheres que amamentam bebês com até 12 meses.

Podem se cadastrar para a vacinação:

–  Pessoas com mais de 40 anos sem comorbidades;

–  Gestante, puérperas e lactantes (mães de bebês menores de 2 anos) com e sem comorbidades acima de 18 anos. Importante destacar que gestantes e puérperas devem apresentar laudo indicando que estão aptas a receber a vacina e lactantes devem apresentar declaração ou laudo que comprove que estão amamentando;

– Profissionais de Transporte Coletivo Rodoviário, motoristas de transporte escolar cadastrados junto a CPTrans e caminhoneiros (carteiras de habilitação C ou E) – maiores de 18 anos;

– Profissionais da educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, ensino superior e ensino profissionalizante;

– Trabalhadores da saúde com mais de 18 anos;

– Pessoas com comorbidades e deficientes maiores de 18 anos;

– Pessoas com síndrome de down maiores de 18 anos;

– Pessoas com autismo maiores de 18 anos;

– Idosos com mais de 60 anos (aqueles que perderam o chamamento feito anteriormente).

Confira onde acontece a vacinação de cada grupo:

UCP e Parque de Itaipava

Com a reestruturação, pessoas com comorbidades maiores de 18 anos passam a ser vacinadas em dois locais específicos: o ponto de vacinação do campus da UCP na Rua Benjamin Constant e o Parque Municipal, em Itaipava, ambos atendendo tanto quem chega a pé quanto de carro, em sistema drive thru. Pessoas com síndrome de down e autismo também devem se cadastrar para tomarem a vacina nestes pontos de vacinação. Gestantes e puérperas com e sem comorbidades que tenham laudo indicando que estão aptas a receber a vacina também continuam sendo vacinadas nestes dois pontos.

Casa da Educação Visconde de Mauá

Profissionais de Transporte Rodoviário Coletivo, caminhoneiros, motoristas e auxiliares de vans, maiores de 18 anos, que trabalham com o transporte escolar – público que foi alvo de um mutirão realizado no fim de semana – devem se cadastrar para receber a vacina na Casa da Educação Visconde de Mauá, onde continuam sendo vacinados também  profissionais de Educação e trabalhadores da área de Saúde também maiores de 18 anos.

Outros postos de vacinação

Idosos com mais de 60 anos, que por algum motivo perderam os chamamentos anteriores, assim como pessoas sem comorbidades com mais de 47 anos continuam sendo vacinadas em nove pontos de vacinação distribuídos nos cinco distritos: no distrito da Posse, no antigo PSF (em frente ao Ciep Gabriela Mistral); drive-thru no estacionamento do Hipershopping Petrópolis, no Alto da Serra; Clube Palmeira, no Itamarati; nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Morin e Quitandinha; Escola Municipal Josemar Contage, em Corrêas; na sede do Petropolitano Futebol Clube, no Centro; drive-thru no Parque Municipal em Itaipava; Campus da UCP na Rua Benjamim Constant, no Centro e na área ao lado da quadra da UCP, no Bingen.

No dia da vacinação, deve-se levar um comprovante de residência, RG e carteira de vacinação. Pessoas com comorbidades devem apresentar laudo médico comprovando a comorbidade.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização (contato@aconteceempetropolis.com.br).