Ambiente

Petrópolis tem queda de 23% no nível dos mananciais que abastecem a cidade

Devido à severa estiagem que atinge várias cidades brasileiras, Petrópolis apresentou uma queda de 23% no nível dos mananciais que abastecem a cidade. A redução levou à diminuição do volume de água e pressão nas redes de distribuição. O fornecimento de água no município vem sendo feito com apoio de dois sistemas alternativos – Ponte de Ferro e Rio da Cidade que, acionados durante a estiagem, acrescentam 30% do volume total produzido em épocas de vazão plena.

Para otimizar a distribuição, a Águas do Imperador também está realizando manobras de abastecimento, que consistem no fechamento temporário da água para partes baixas da cidade para propiciar volume e pressão suficiente nas redes para o abastecimento das partes altas.

A topografia acidentada de Petrópolis exige um grande número de sistemas de bombas que são automaticamente acionadas pelo volume de água, o que não ocorre quando os níveis estão reduzidos como agora. Em muitas dessas regiões altas não há acesso para os caminhões-pipa. Por isso, a concessionária solicita que todos façam uso consciente da água, especialmente os moradores das partes baixas da cidade, para que os moradores das partes altas possam ser abastecidos pelo menos uma vez por dia.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização (contato@aconteceempetropolis.com.br).