Nesta segunda-feira (13), a Prefeitura inicia a aplicação da dose de reforço da vacina contra Covid-19 em idosos acima de 90 anos. Não é necessário cadastro para vacinação. Quem tomou a segunda dose da vacina há mais de seis meses, deve comparecer aos pontos de vacinação:
- Parque Municipal em Itaipava;
- UCP Benjamin Constant, no Centro.
Os locais funcionam de segunda a sexta, de 9h às 16h. A apresentação do comprovante de vacinação com registro das doses anteriores é obrigatória. Também é necessária a apresentação de CPF ou documento com foto.
Mais em: Imunossuprimidos começam a receber dose de reforço da vacina contra Covid-19
A Secretaria de Saúde também inicia esta semana a aplicação da dose de reforço em idosos acamados. A aplicação do reforço do imunizante segue as orientações do Ministério da Saúde, que no fim do mês passado, enviou Nota Técnica aos municípios estabelecendo as diretrizes para a aplicação, que deve ser feita em pessoas com mais de 70 anos.
De acordo com o Ministério da Saúde, a dose de reforço é indicada para os idosos que completaram o esquema vacinal há mais de seis meses. A Secretaria de Saúde destaca que é importante que os idosos ou as pessoas próximas, que cuidam daqueles que têm alguma dificuldade estejam atentos e verifiquem o cartão de vacinação para saber se já estão aptos a receber a dose de reforço.
“É preciso que a pessoa apresente o comprovante de vacinação para que a equipe verifique que tipo de vacina foi aplicada nas doses anteriores, bem como a data em que o idoso recebeu a segunda dose. Isso é necessário para garantia de que está sendo respeitado o prazo de seis meses de intervalo” explica o secretário de Saúde, lembrando ainda que “a vacina continua sendo o instrumento mais eficaz para nos proteger da Covid-19, evitando que os casos se agravem. É muito importante que os idosos não deixem de tomar a dose de reforço quando chegar a hora. A vacina salva vidas!”, frisa o secretário de Saúde, Aloisio Babosa da Silva Filho.
A Secretaria de Saúde continua convocando o público com mais de 18 anos e responsáveis por adolescentes na faixa etária de 12 a 17 anos com comorbidades que ainda não tomaram a vacina a se cadastrarem para a vacinação. O cadastro deve ser preenchido no site da prefeitura. No site também é possível encontrar a relação de comorbidades que fazem parte do Plano Nacional de Operacionalização de Vacinação contra a Covid-19.
Em caso de dúvidas, é possível utilizar o WhatsApp da Saúde – assistente virtual que fornece informações sobre a vacinação, locais de atendimento a pacientes com sintomas da doença e boletins. O atendimento está disponível pelo número (24) 9.9200-1428.